quinta-feira, novembro 23, 2017
Breaking News
Home » Windows » Server » Windows 2012 – Reinicio inesperado às 3:00AM – Como Resolver

Windows 2012 – Reinicio inesperado às 3:00AM – Como Resolver

Saudações, leitores.

Hoje colocamos mais uma dica do nosso leitor: Rafael Bandeira. Enjoy!


Problema reportado pelos clientes?
Servidores Windows 2012 (sim, apenas servidores Windows 2012) reiniciam, de forma inesperada, por volta das 3am (sem motivo aparente) causando indisponibilidade de várias aplicações e serviços.

Após uma investigação inicial, descobrimos que atualizações do sistema operacional haviam sido instaladas por volta das 3am e, como uma das atualizações requeria reboot, o servidor foi reiniciado e isso explicou o motivo do reboot não esperado…..mas, e aí!? A GPO (Windows Update) aplicada (Domain Level) não faz instalações naquele dia e nem naquele horário!

Diagnóstico

Todos os clientes contam que os servidores Windows 2003, 2003 R2, 2008 e 2008 R2 não apresentam tal comportamento. Os servidores 2012, por sua vez, apresentam desde que foram instalados e adicionados ao domínio. O curioso é que a mesma GPO que define o comportamento do Windows Update é aplicada a TODOS os servidores (independentemente da versão do sistema operacional). Apenas como revisão, a policy setting em questão é chamada Configure Automatic Updates e está localizada no caminho Computer Configuration, Policies, Administrative Templates, Windows Components, Windows Update:

wsus001

Pesquisas, labs, ….

Em sistemas 8 e 2012, o “Windows Update” agora faz parte do “Automatic Maintenance” o qual tem seu próprio Scheduling (“roda” todos os dias às 3am). Para um melhor entendimento, a parte de “Scheduling” (apenas a parte de Scheduling – retângulo vermelho na imagem abaixo) da policy setting “Configure Automatic Updates” não tem mais efeito (para 8 e 2012) e o agendamento pode ser feito através da policy setting “Maintenance Activation Boundary”.

 

wsus002

Portanto, a única configuração desta policy setting (Configure Automatic Updates) que ainda se aplica (para 8 e 2012) é a parta chamada “Configure automatic updating” (retângulo azul na imagem acima) a qual pode ser configurada com um dos valores abaixo:

 

wsus003

Como informação adicional acerca de cada uma das opções acima (2, 3, 4 e 5), por favor, consulte o artigo abaixo:

Step 3: Configure WSUS

http://technet.microsoft.com/en-us/library/hh852346.aspx[7]

Caso nenhuma configuração adicional seja feita, os servidores 2012 poderão sofrer reboots não esperados (por volta das 3am), causando indisponibilidade nos serviços por eles prestados.

Solução

Sim. A boa notícia é que no último dia 08 de Outubro foi disponibilizado o update rollup: October 2013 onde um dos problemas resolvidos é exatamente esse e está documentado no artigo abaixo:
Permitir a configuração das atualizações automáticas no Windows 8 e o Windows Server 2012
http://support.microsoft.com/kb/2885694/pt-br[8]
Essa atualização faz com que os Sistemas Operacionais 8 e 2012 passem a honrar a parte de Scheduling da policy setting “Configure Automatic Updates” e, portanto a mesma GPO (Windows Update) existente em seu ambiente poderá ser utilizada sem maiores preocupações.

 

Retirado de: http://blogs.technet.com/b/latam/archive/2013/10/25/meus-servidores-reiniciaram-225-s-3am.aspx

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Quick TIP – Descubra se o Windows Server está com o Reboot pendente

Essa dica é muito útil para quando precisamos descobrir se o Windows Server precisa ser …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!