sexta-feira, novembro 24, 2017
Breaking News
Home » Programação/ Scripts » Power Shell » Redefinir a senha de vários usuários em uma OU

Redefinir a senha de vários usuários em uma OU

Sempre surge a necessidade de redefinir a senha dos usuários no Active Directory. Essa tarefa é relativamente fácil, uma vez que, é só abrir o AD, ir ao usuário e com o botão direito clicar em “redefinir senha do usuário.” Agora, imagine um cenário em que temos que mudarmos a senha de vários usuários? Essa tarefa seria muito repetitiva e trabalhosa, e é para isto que apresento uma forma alternativa que em poucos segundos irá resolver seu problema.

Solução


Abaixo temos uma OU chamada OU-SECRETARIA em que dentro da mesma contém outra OU chamada Usuários onde tem dois users: Diana Lima e Mariana Lima. Iremos redefinir a senha da OU-SECRETARIA em que todos os usuários que estiverem dentro dessa OU irão ter suas senhas alteradas. No exemplo, os usuários Diana Lima e Mariana Lima serão diretamente afetados.

1

1. Abra o PowerShell ou CMD no modo de administrador. No exemplo, estou utilizando CMD. Agora digitaremos o comando dsquery ou em que ele irá fazer uma busca de todas as OUs que contém no meu AD. No exemplo, ele retornou as OUs:

2

Para redefinirmos a senha de uma OU, precisamos saber de seu DN. DN em poucas palavras: é o caminho onde se encontra o objeto.
Utilizamos o comando dsquery ou para fazer a busca de todas as OUs do nosso domínio e pode visualizá-las o DN de cada uma. No caso o DN da nossa OU Secretaria é a “OU=Secretaria,OU=OU-Administrativa,OU=Varzea Alegre,DC=diego,DC=com”.

                                          Também poderíamos digitar o comando dsquery ou –name Secretaria em que ele iria retornar apenas o DN da OU Secretaria
3

2. Agora que já sabemos o DN da nossa OU, iremos usá-la junto com o comando dsmod para alterarmos a senha do usuários. O dsmod tem como objetivo modificar objetos. No nosso contexto utilizaremos o comando dsquery, anteriormente explicado, com o DN e o dsmod. Então digite no PowerShell: dsquery user “OU=Secretaria,OU=OU-Administrativa,OU=Varzea Alegre,DC=diego,DC=com”| dsmod user -pwd [email protected] –mustchpwd yes

4

Com esse comando estou mandando, localizar todos os usuários que estão dentro da OU Secretaria (dsquery user “OU=Secretaria,OU=OU-Administrativa,OU=Varzea Alegre,DC=diego,DC=com”) , alterando a senha para [email protected] para os usuários (dsmod user -pwd [email protected]) e por fim, fazendo com que os usuários alterem as senhas após o acesso (–mustchpwd yes). Se tudo ocorreu bem, aparecerá o resultado “dsmod com êxito” em cada um dos usuários, mostrando que as senhas foram alteradas. A imagem abaixo mostra:

5

Pronto. Os usuários da OU Secretaria já estão com suas senhas alteradas.

Dica:
Caso esteja ainda com dúvidas de quais usuários estão dentro daquela OU, poderíamos utilizar o comando dsquery user “OU=Secretaria,OU=OU-Administrativa,OU=Varzea Alegre,DC=diego,DC=com” para obtermos os users da OU. (Foto abaixo)

6

Agora iremos testar na estação cliente se realmente deu certo as modificações aprendidas.

Acessando com o usuário diana.lima e senha [email protected]

7

8

Conclusão


Neste Tutorial, aprendemos como alterar a senha de vários usuários que se encontram dentro de um OU, passando uma senha padrão e fazendo com que os mesmos alterem a senha no primeiro logon. Até o próximo tutorial.

Sobre Diego Gouveia

Nascido e residente de Fortaleza – CE, criado e apaixonado pelo interior, Diego Gouveia é graduado em Análise de Sistemas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

2 comentários

  1. Valeu pelo post Diegão! Muito útil!

    • Obrigado Diego. O uso de linhas de comandos é muito útil para facilitar a vida no dia-a-dia. Agradecido pelo feedback.

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!