sexta-feira, setembro 22, 2017
Home » Windows » Server » Removendo Placa de rede oculta no windows

Removendo Placa de rede oculta no windows

Saudações, leitores,
Me deparei com um problema recentemente, onde precisei exibir algumas placas de redes já retiradas do servidor, mas que insistiam em ocupar o IP que eu necessitava.
Após quebrar a cabeça um pouco, segue solução:

Exibir e Remover Dispositivos Ocultos No Window
1. Acesse o prompt de comando e execute cada um dos comandos a seguir pressionando a tecla < ENTER > logo após digitar cada linha .:

set DEVMGR_SHOW_DETAILS=1
set DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1
start devmgmt.msc

2. Após executar o último comando, o gerenciador de dispositivos vai se abrir e então clique em Exibir e depois marque a opção “Mostrar dispositivos ocultos”,
3. De um duplo clique no item “Adaptadores de rede” e note que agora os dispositivos ocultos estarão aparecendo com um ícone um pouco apagado. Isso acontece para evidenciar a característica de “Oculto” do dispositivo em questão.
4. Agora basta clicar com o botão direito no dispositivo oculto que desejar, e selecionar a opção “Desativar” ou “Desinstalar” conforme o que você precisar.

ATENÇÃO !!! O dispositivo oculto chamado “RAS Async Adapter” que aparece na imagem acima NÃO DEVE SER REMOVIDO OU DESATIVADO !!! Este dispositivo é nativo do Windows e é parte importante do sistema. Este componente do Windows foi inserido a partir do SP2, e oferece suporte para um adaptador assíncrono de RAS, não possui serviços associados a ele, nenhum outro componente interage com ele e não existem definições configuráveis para este dispositivo, mesmo assim, não o remova ou desative. 
Caso você enfrente problemas semelhantes ao citado neste post, provavelmente, após a realização correta deste procedimento, os dispositivos realmente defeituosos constarão também na lista, bastando apenas você seguir o passo 4 para concluir a remoção.

Fico por aqui e até a próxima!

Post Original

 

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Como criar pasta invisível no Windows

Neste artigo veremos passo-a-passo como criar uma pasta invisível no Windows. Recurso útil em muitos casos

Um comentário

  1. Alex

    Muito boa essa !!!

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!