terça-feira, setembro 19, 2017
Home » Windows » Server » Qual a diferença entre Windows Server 2003 e R2

Qual a diferença entre Windows Server 2003 e R2

Novidades do Windows Server 2003 R2

Publicado em: 6 de dezembro de 2005 | Atualizado em: 26 de setembro de 2006

O Windows Server 2003 R2 estende o sistema operacional Windows Server 2003, oferecendo uma forma mais eficiente de gerenciar e controlar o acesso a recursos locais e remotos e, ao mesmo tempo, integrá-lo facilmente ao seu ambiente Windows Server 2003 existente. O Windows Server 2003 R2 oferece uma plataforma Web dimensionável e com segurança reforçada, interoperabilidade contínua com sistemas baseados em UNIX e permite novos cenários, inclusive o gerenciamento simplificado de servidores de filiais, gerenciamento aperfeiçoado de identidade e acesso e gerenciamento de armazenamento mais eficiente. O Windows Server 2003 R2 Datacenter Edition e Enterprise Edition também oferece novo licenciamento dinâmico que permite aos clientes obter mais valor com a virtualização do servidor. Esta página oferece uma visão geral dos benefícios, novos recursos e melhorias do Windows Server 2003 R2.

Benefícios

Complementando a segurança, confiabilidade e desempenho aprimorados fornecidos pelo Windows Server 2003 Service Pack 1 (SP1), o Windows Server 2003 R2 estende a conectividade e o controle para recursos locais e remotos. As organizações podem aproveitar a redução de custos e o aumento de eficiências obtidos por meio do gerenciamento e do controle aperfeiçoados com recursos para toda a empresa.

Gerenciamento de servidores de filiais simplificado

O Windows Server 2003 R2 permite que você mantenha as vantagens de desempenho, disponibilidade e produtividade de um servidor de filial local, ao mesmo tempo em que evita os problemas tipicamente associados a soluções do servidor de filial, como conectividade e sobrecarga de gerenciamento.

 

Gerenciamento de servidores de filiais simplificado

Estende a conectividade e a confiabilidade de e para a filial e, ao mesmo tempo, controla o custo total da propriedade da infra-estrutura de TI da filial.

  • Gerenciamento mais centralizado. Oferece ferramentas de gerenciamento centralizado para funções de arquivo e de impressão.
  • Administração remota reduzida. Minimiza a administração e o backup local.
  • Eficiências de WAN aperfeiçoadas. Permite uma replicação de dados mais rápida em redes de longa distância.
Gerenciamento de acesso e identidades aperfeiçoado

O Windows Server 2003 R2 inclui os Serviços de Federação do Active Directory, que foi criado para ajudar os administradores a abordar os desafios de gerenciamento de identidade tornando possível para as organizações compartilhar informações de identidade do usuário com mais segurança entre limites de segurança. O Windows Server 2003 R2 também fornece sincronização de senha UNIX, que ajuda a integrar servidores que executam Windows e UNIX simplificando o processo de manutenção de senhas seguras.

 

Gerenciamento de acesso e identidades aperfeiçoado

Estende o valor das implantações do Active Directory para facilitar o acesso seguro entre limites organizacionais e de plataforma, para permitir que as organizações gerenciem uma única identidade entre aplicativos do parceiro, da Web e UNIX.

  • Maior eficiência do usuário. Menos senhas de usuários, para aplicativos da web internos e hospedados por parceiro, por meio de Logon único extranet e federação de identidade.
  • Maior eficiência de TI. Administração centralizada de acesso de aplicativo externet, menos redefinições de senha e capacidade de delegar gereciamento de usuários para parceiros confiáveis.
  • Melhor segurança. Desativação automatizada de acesso extranet com base na desabilitação da conta do Active Directory do usuário.
  • Melhor conformidade a normas. Registro de acesso do usuário com aplicativos de parceiros em domínios de segurança externos.
  • Melhor interoperabilidade com sistemas heterogêneos. Logon único da Web entre plataformas e federação de identidades usando especificações e ferramentas de interoperabilidade de serviços da Web para gerenciar e atualizar dinamicamente contas e senhas de usuários entre sistemas Windows e UNIX por meio do NIS (Serviço de Informação de Rede). Também realiza sincronização automática de senhas entre sistemas operacionais Windows e UNIX.
Custos de gerenciamento de armazenamento reduzidos

O Windows Server 2003 R2 inclui novas ferramentas criadas para oferecer uma visão centralizada do armazenamento, planejamento de armazenamento simplificado, aprovisionamento e manutenção e melhor monitoramento e geração de relatórios.

Custos de gerenciamento de armazenamento reduzidos

Oferece melhor controle sobre a configuração do armazenamento e custos de gerenciamento menores devido aos recursos de gerenciamento de armazenamento aperfeiçoados.

  • Melhor utilização do armazenamento Oferece informações sobre o uso do armazenamento por meio de relatórios detalhados.
  • Melhor gerenciamento de cotas. Monitora e controla o uso do espaço em disco com cotas de diretório.
  • Melhor bloqueio de arquivos. Limita os tipos de arquivos permitidos em servidores com bloqueio de arquivo.
  • Configuração de SAN mais simples. Configura e fornece facilmente SANs (redes de área de armazenamento).
Plataforma de Web potente

O Windows Server 2003 R2 permite que as empresas estendam sua infra-estrutura na Web e, ao mesmo tempo, reduzam os custos de desenvolvimento e gerenciamento através dos aprimoramentos oferecidos pelo Windows Server 2003 SP1, x64 Editions, Windows SharePoint Services, .NET Framework 2.0 e Internet Information Services 6.0.

 

Plataforma de Web potente

Plataforma de web de melhor desempenho. As mais recentes tecnologias de 64 bits e .NET duplicam o desempenho da Web.

  • O Windows SharePoint Services oferece uma solução de colaboração financeiramente eficaz que pode ser implantada, configurada e gerenciada rapidamente.
  • O ASP.NET habilita o rápido desenvolvimento de serviços da Web prontos para DSI (Dynamic Systems Initiative) e aplicativos usando o .NET Framework.
  • O IIS 6.0 oferece um servidor Web mais seguro e de alto desempenho.
  • O suporte para x64 oferece melhor desempenho a um custo mais baixo.
Virtualização de servidor econômica

O Windows Server 2003 R2 Datacenter Edition permitirá que você execute um número ilimitado de instâncias virtuais do Windows Server em processadores, o que simplifica o licenciamento e reduz o custo do Windows Server para virtualização em larga escala. O Windows Server 2003 R2 Enterprise Edition (EE) permitirá que você execute até quatro instâncias virtuais do Windows Server 2003 R2 EE em um servidor físico ou partição de hardware licenciada, reduzindo, desta forma, os custos de virtualização do servidor.

Virtualização de servidor econômica
Melhor valor de virtualização. O Windows Server 2003 R2 Datacenter Edition e Enterprise Edition oferece melhor valor na virtualização de servidor. As alterações na política de gerenciamento agora permitem que os clientes executem um número quase ilimitado de instâncias virtualizadas do Windows Server com Datacenter Edition e até quatro instâncias virtuais do Windows Server com Enterprise Edition em um servidor físico licenciado em partição de hardware.

Interoperabilidade sem cortes entre UNIX e Windows

Os componentes de interoperabilidade do UNIX no Windows Server 2003 R2 permitem que você reduza custos integrando os sistemas UNIX e Windows para oferecer uma solução completa. A integração de serviços de segurança e diretório, o compartilhamento de arquivos e impressoras e a reutilização do código UNIX e dos recursos de TI entre plataformas oferece uma infra-estrutura simplificada e permite que a equipe de TI de UNIX ou Windows gerencie ambos os sistemas de um só local.

Interoperabilidade sem cortes entre UNIX e Windows

Integra sistemas UNIX e Windows e aproveita recursos de habilidades de TI existentes usando os componentes incluídos no Windows Server 2003 R2.

  • Permite gerenciamento de plataforma cruzada. Os administradores UNIX podem gerenciar os sistemas UNIX e Windows usando várias ferramentas, utilitários e scripts que você usa hoje com Download da Web de Utilitários e SDK, o que inclui shells e utilitários SVR-5. Os administradores Windows podem usar comandos familiares do Windows para gerenciar sistemas, usuários, permissões e senhas do UNIX.
  • Integrar aplicativos UNIX. O SUA (Subsistema para Aplicativos Baseados no UNIX) é um subsistema de compatibilidade de origem para compilar e executar aplicativos personalizados baseados em UNIX no Windows Server 2003 R2. O SUA permite que algumas partes de um aplicativo UNIX sejam executadas no Windows, por exemplo, montando uma GUI (interface gráfica de usuário) baseada no Windows para um aplicativo existente baseado no UNIX.
  • Migrar aplicativos UNIX. O SUA habilita a migração em fases de aplicativos baseados em UNIX permitindo que a maioria dos aplicativos personalizados seja recompilada e executada nativamente no Windows. Os aplicativos podem ser convertidos ou reescritos um componente por vez, sem tempo de inatividade significativo para o usuário final ou tempos de corte extensivos.

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!