quarta-feira, novembro 22, 2017
Breaking News
Home » Artigos » Mapeamento de Impressoras via GPO

Mapeamento de Impressoras via GPO

Nesta dica, mostraremos como fazer o mapeamento de Impressoras via GPO no Windows Server 2012.
Uma tarefa muito repetitiva no dia a dia da equipe de TI de uma empresa, é ter que ficar conectando impressoras para usuários. E isso acaba tomando uma boa parte do tempo da equipe. Porém, o que poucos administradores sabem(em pleno 2016, rs) é que dar para fazer o mapeamento das impressoras para os usuários do domínio via GPO, garantido um ganho de tempo enorme na vida da TI. E é isto que ensinaremos nesta dica.

Dica


A primeira coisa é ter as impressoras em que deseja mapeá-las compartilhadas de um servidor de impressão ou estação. Partindo deste principio em que já tem estas impressoras compartilhadas, iremos começar:

1. Com o Windows Server 2012 aberto, abra o Gerenciamento de Política de Grupo.

1-Gerenciamento-de-Poltica-de-Grupo

2. Agora iremos criar uma diretiva na OU em que desejamos que a impressora seja mapeada. No caso, estamos criando uma diretiva em que irá mapear a impressora para os usuários da OU TI.
Com o botão direito do mouse, clique em “Criar um GPO neste domínio…”

2

3. Agora iremos dar nome a nossa diretiva. Neste exemplo, estou dando o nome GPO_ImpressoraTI

3

4. Agora iremos aplicar as configurações na diretiva GPO_ImpressoraTI. Na diretiva criada, clique com o botão direito do mouse em Editar.

4

5. Iremos navegar em Configurações do Usuário –> Preferências –> Configurações do Painel de Controle –> Impressoras. Observe, conforme figura abaixo, não existe nenhuma impressora ainda configurada.

5

6. Com o botão direito do mouse, clique em Novo –> Impressora Compartilhada.

6

7.  Na parte Ação, selecionamos Criar. Na parte Impressora Compartilhada(Caminho do Compartilhamento) iremos colocar o IP do servidor/estação + o nome que foi dado a impressora. Depois selecione: “Definir esta impressora como padrão”. Assim estamos garantido que esta impressora será a padrão do usuário. Obs: Veja a dica abaixo e depois volte para cá.

7

Uma dica aqui bastante útil, é você pegar o caminho que digitou em “Caminho do Compartilhamento” : \\IP\Impressora  e tentar acessar por alguma estação.
Por ex: Abaixo colei o caminho\\10.100.100.1\Impressora TI e ao dar ENTER no teclado, consigo se conectar a impressora. Assim, tenho certeza que este caminho que estou digitando é o correto.

2

Depois de ter certeza que o caminho está OK, voltamos ao passo 7 e clicamos em Aplicar e OK. Feche o Gerenciamento de Política de Grupo.

Nota: Criamos uma diretiva nas configurações do usuário e na OU TI. Então, somente os usuários que estão dentro da OU TI receberam o mapeamento da impressora da TI.

8. Agora iremos no AD e iremos ver quais usuários terão a Impressora TI mapeada para eles. No exemplo abaixo, os usuários em que receberam o mapeamento é Gustavo, Diego, Igor e TI Template.

9 - Verificando AD

9. Com a diretiva criada e visto os usuários que receberam o mapeamento, iremos logar em uma estação com um dos usuários da TI.

10 - Logando

Agora iremos em Dispositivos e Impressoras

11

Pronto. Diretiva funcionou perfeitamente.

Algumas dicas, caso não funcione:
1. Veja se o Driver da Impressora em que foi mapeada já existe na estação. A diretiva mapea a impressora, mas não instala o driver. Então, primeiro instale o driver da impressora na estação e depois disto, todos os usuários da OU em questão que são conectada a impressora receberam o mapeamento.
2. Verifique se o usuário se insere na OU em que a diretiva foi aplicada.
3. A diretiva é aplicada sempre que o usuário loga. Então, caso aplique a diretiva e o usuário esteja logado, faça o Logoff do usuário e depois o Logon dele. Ou então, aplique o comando gpupdate /force no CMD para aplicar a diretiva sem a necessidade do Logoff(caso esteja aberto a sessão).

Até a próxima!

Sobre Diego Gouveia

Nascido e residente de Fortaleza – CE, criado e apaixonado pelo interior, Diego Gouveia é graduado em Análise de Sistemas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Veja também!

Proibindo grupos de altos privilégios de acessarem as estações do domínio.

Salve comunidade PuraInfo, no artigo passado, mencionei algumas dicas sobre as melhores práticas para proteger seu …

Um comentário

  1. Fred

    O problema que pede user e senha para instalar a impressora e nao instala

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!