quarta-feira, novembro 22, 2017
Breaking News
Home » Windows » Dicas para Otimização para Windows XP

Dicas para Otimização para Windows XP

Sei que já meio antigo…. mas vai que alguém precise!

A seguir algumas dicas para deixar este bom e velho sistema ainda mais veloz

1. C:windowssystem32dllcache
NÃO ELIMINE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NELA CONTIDOS. Esta pasta utiliza um MONTE de espaço no disco, ela contém uma cópia de todos os ficheiros de sistema que o Windows utiliza. Apagando esta pasta causa um erro SFC quando tentar substituir um ficheiro de sistema, em vez de o tentar restaurar. Para quem quiser modificar o sistema é um bom método.

2. C:windowsservicepackfilesi386
NÃO ELIMINE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NELA CONTIDOS. Esta pasta so existe se tiver instalado um Service Pack no XP. Se tiver feito uma instalação integrada estes ficheiros não existem. Esta pasta tem a mesma funcão da anterior, mas contém os ficheiros novos que foram actualizados com o Service Pack. Se apagou a pasta dllcache, apagar esta é como acabar o servico.

3. c:windows$Uninstall—-$
Estas pastas são utilizadas sempre e apenas se quiser desinstalar uma actualização do Windows Update. Se apagar estas pastas nunca poderá remover as actualizações, mas se todas as actualizações estão a funcionar correctamente, não tem razoes para as manter no seu sistema.

4. C:windowscursors
Esta pasta contém cursores do rato. Se está contente com os que veem por defeito no XP pode apagar esta pasta sem problemas.

5. C:windowsdriver cachei386
NOTA: NÃO ELIMINE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NELA CONTIDOS. Talvez não queira eliminar esta pasta, pois ela é utilizada sempre que adiciona novo hardware. Mas se já tiver todo o hardware funcional, não há problemas em apaga-la. Normalmente o seu hardware vem com discos de instalação com drivers mais actuais, não sendo esta pasta necessária.

6. C:windowshelp
NÃO ELIMINE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NELA CONTIDOS. Se você for como eu e achar que ter 50Mb de espaço ocupados por ficheiros de ajuda é um desperdício, pode apagá-la. Se apagar esta pasta, cada vez que utilizar a ajuda, apareçe o painel de ajuda e suporte com o erro “404 – Page Not Found.” Nenhum dano é causado, simplesmente não consegue ver os ficheiros de ajuda porque os eliminou. Existe também a pasta Tour dentro da actual. Pode eliminar todo o conteudo da pasta tour, mas o Windows não o deixa apagar a pasta.

7. C:windowsinf
NÃO ELIMINE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NELA CONTIDOS. Esta pasta contém um monte de drivers do windows. Quando instala novo hardware, o Windows procura primeiro nesta pasta e depois no CD por drivers. A maioria do hardware traz um cd de instalação, por isso esta pasta é um autêntico desperdicio de espaço no seu disco com drivers desactualizadas. Se já instalou todo o hardware, e não tenciona instalar novo hardware tão cedo, eliminar esta pasta não afecta em nada o funcionamento do seu sistema operativo. Se não quiser eliminar esta pasta, procure por mdm *.* e eliminar tudo o que apareçer. Você nunca precisará destes ficheiros, pois são todos ficheiros de modems e,ou já tem o seu modem instalado, ou o seu modem traz novos drivers. Mais actualizados.

8. C:windowssrchasst
Esta pasta é o assistente de procura do windows XP. Se apagar esta pasta utilizará o assistente de procura do Windows 2000, que é mais funcional e fácil de instalar.
Algumas pessoas revelaram problemas neste procedimento, por isso experimente por sua conta e risco !!!

9. c:windowsdownloaded installations
Esta pasta guarda os ficheiros de instalação de alguns programas que são descarregados e instalados, por exemplo, o Tweak UI coloca o seu ficheiro de instalação nesta pasta, permitindo assim reparar ou actualizar os seus componentes mais tarde. Apagar esta pasta não deverá causar quaisquer problemas, no entanto deve primeiro verificar o seu conteudo antes de a apagar.

10. c:windowsmedia
Aqui é armazenado os sons que são apresentados por defeito no Windows, se não pretende utilizá-los ou não os utiliza pode então apagar sem problemas.

11. c:windowssystem32restore
Aqui é armazenado todo o conteudo do restaurador de sistema, se o apagar, o restauro deixará de funcionar. Antes de o apagar, deve ir ao restauro de sistema e apagar todos os pontos de restauro, e só apos este procedimento deve ir ao sistema e desactivar o restauro de sistema. Agora sim poderá apagar esta pasta e deixe-se de preocupar com este “sugador” de espaço livre.

12. c:windowssystem32usmt
Esta pasta é ocupada pelo Wizard de “File and Settings Transfer”. Se não necessita, apagar não trará quaisquer efeitos exceptuando no referido Wizard, que assim deixará de funcionar.

13 A. c:program filesmsn
13 B. c:program filesnetmeeting
Estas são as pastas que guardam as aplicações do MSN Explorer e Net Meeting. Se não as utiliza, pode apagá-las sem problemas ( embora no caso do NetMeeting seja apenas permitido apagar os ficheiros do interior da pasta) que não trará quaisquer problemas, pois os únicos programas afectados são o MSN e o NetMeeting.
14. C:windowssystem32oobe

NÃO APAGUE ESTA PASTA, APENAS OS FICHEIROS NO SEU INTERIOR ! Aqui fica guardado a informação “Out of Box Experience”( Os ecrans que aparecem apos a instalação do Windows XP pela primeira vez), assim como toda a informação relacionada com a activação do Windows. Se possui uma versão Retail ou OEM do XP, e pensa que não será necessário activar o seu sistema novamente, NÃO APAGUE ISTO. A não ser que possua uma versão corporate do Windows XP ou Windows 2003, poderá a necessitar eventualmente desta pasta.

15. c:windowsmsagent
Esta pasta armazena o programa MS Agent . O MS Agent é uma versão “amaricada” de um wizard semelhante ao utilizado no Office, o Office Assistant, pessoalmente detestamos esta funcionalidade e a sua remoção é uma dádiva :P ! Se o Windows não deixar apagar a pasta, apague apenas o seu conteudo e tudo aquilo que se encontre no interior da pasta intl.

16. c:windowsjava
Este componente não funciona muito bem e a Microsoft mesmo assim deixou ficar. Se possui o Windows XP com a versão SP1a do Service Pack, então não tem isto, porque a Microsoft já não o destruibui. Se visita frequentemente sites que utilizam Java Applets, então deve manter esta pasta intacta, ou então se pensar em a removar instale o Suns Java VM.

17. c:windowsmui
Esta pequena aplicação permite mudar facilmente as linguas. Se apenas utiliza uma língua, então a eliminação desta pasta não terá qualquer importância. NOTA: Pensamos que esta pasta apenas existe na versão Profissional do Windows XP porque a versão Home não suporta múltiplas linguagens.

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Solarwinds – Criando um alerta de alta ou baixa utilização de porcentagem de transmissão de uma interface

Neste artigo iremos documentar o passo a passo para criar um alerta de alta utilização de uma interface no sistema de monitoramento Solarwinds Orion

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!