quinta-feira, setembro 21, 2017
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Obtendo estatisticas de uso de mailbox – Exchange 2010

Saudações, Leitores.

Trago-vos hoje um script para exibir, via Power Shell, as contas de emails e o tamanho da caixa. O Script exporta no formato CSV. Neste artigo também veremos como tratá-lo.

Para executar o script, sega os seguintes passos:

  • Acesse o servidor do Exchange com acesso às Mailboxes
  • Abra o bloco de notas, o Power Shell ISE, ou um editor de texto de sua escolha.
  • Cole o script abaixo. Atente-se para as quebras de linhas:

$Mailboxes = Get-Mailbox -ResultSize Unlimited  foreach ($Mailbox in $Mailboxes)  {

$Mailbox | Add-Member -MemberType “NoteProperty” -Name “MailboxSizeMB” -Value ((Get-MailboxStatistics $Mailbox).TotalItemSize.Value.ToMb())

}

$Mailboxes | Sort-Object MailboxSizeMB -Desc | Select PrimarySMTPAddress, MailboxSizeMB

#REM – to export this out — do the following ;) enjoy (see the part where it says “Select” you can add additional fields like ALIAS etc to this)

$Mailboxes = Get-Mailbox -ResultSize Unlimited  foreach ($Mailbox in $Mailboxes)  {

$Mailbox | Add-Member -MemberType “NoteProperty” -Name “MailboxSizeMB” -Value ((Get-MailboxStatistics $Mailbox).TotalItemSize.Value.ToMb())

}

$Mailboxes | Sort-Object MailboxSizeMB -Desc | Select PrimarySMTPAddress, MailboxSizeMB | Export-Csv -NoType “C:\temp\Mailboxessize.csv”

Crie uma pasta chamada temp para receber o arquivo Mailbossive.csv

  • Salve o aquivo em sua pasta de preferencia, neste exemplo usaremos a mesma pasta C:\Temp
  • Abra o EMC (Exchange Management Console) e execute o script.
  • Você obtera um arquivo csv com uma saída parecida com a baixo:
“PrimarySmtpAddress”,”MailboxSizeMB”
[email protected]”,”2010″
[email protected]”,”2003″
[email protected]”,”1976″
[email protected]”,”1963″
[email protected]”,”1939″
[email protected]”,”1938″
[email protected]”,”1935″
[email protected]”,”1903″
[email protected]”,”1895″
[email protected]”,”1893″
[email protected]”,”1886″
  • Agora, abra o Excel para tratarmos os dados. No meu caso, usarei o Excel 2010.
  • Com o Excel aberto, clique na Guia Dados, e depois em De Texto.

excel01

  •  Após clicar em textom uma caixa de dialogo irá aparecer, selecione o arquivo CSV gerado.
  • Um assistente de importação será exibido, de acordo com a tela a seguir:

excel02

  • No assistente, clique em Avançar
  • No próximo passo, selecione Virgula, confira a visualização dos dados e clique em Avançar

excel03

 

  • Na próxima tela, clique em Conluir.
  • Na próxima tela, selecione onde deverão ser colocados os dados. Em nosso exemplo, deixarei A1

excel04

  • Devera receber um resultado próximo a este:

excel05

Pronto, agora basta personalizá-lo da melhor maneira para se adequar aos seus relatórios.

Fico por aqui e até a próxima!

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

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