terça-feira, novembro 21, 2017
Breaking News
Home » Exchange Server » Adicionando usuários no Exchange a partir de uma lista do Excel (CSV)

Adicionando usuários no Exchange a partir de uma lista do Excel (CSV)

Se você administra ou administrará o Exchange de sua organização, cedo ou tarde precisará criar alguns usuários baseados em uma lista ou algo do tipo. Neste artigo veremos como adicioná-los a partir de um CSV feito no Excel. Usarei o Exchange 2010, mas o Exchange 2010, mas funcionará no 2007 também.

 

Para esta tarefa, primeiramente temos que entender o comando New-Mailbox, ele é o responsável pela criação de usuários  no console do Exchange. Segue um exemplo:

Exchange Management Shell command completed:
New-Mailbox -Name 'Adailton S. Barbosa' 
-Alias 'adailton.barbosa' -OrganizationalUnit 'labex.local/Users'
-UserPrincipalName '[email protected]' -FirstName 'Adailton' -Initials 'S' -LastName 'Barbosa' -Password 'System.Security.SecureString'
-ResetPasswordOnNextLogon $true -Database 'database1'

Com o exemplo acima, entendemos como o exchange recebe o comando, as partes em azul, são as variáveis que adicionamos para cada usuário. Notem o nome do campo para cada propriedade, pois será de vital importância para a lista csv.

No Excel, crie uma nova planilha, e coloque cada campo que deseja em cada coluna, assim como no exemplo:

Agora preencha ou copie os nomes dos mailboxes que se deseja adicionar. Caso queira que o OrganizationUnit seja o padrão /Users, basta retirar a coluna. Após preenchido temos:

Vamos agora exportar a lista para o formato CSV.

Não é necessário ter todos estes campos, caso queira retirar algum depois de preenchido, basta apagar a coluna ou não discriminar o campo na hora de importar. No nosso exemplo retirarei o SamAccountName

Creio que do Excel 2000 ao 2010 seja o mesmo processo: Salvar Como – e em tipo de arquivo (Save as type) colocamos CSV.

Após salvar em csv, note que o Excel separou com ponto-e-virgula em vez de virgula. Basta abrir o arquivo no notepad, ir em Editar – Substituir e trocar. Após este processo, teremos algo deste tipo:

Name,Alias,UserPrincipalName,FirstName,Initials,LastName,Database
Ananinas Silva,ananias.silva,[email protected],Ananias,F,Silva,Database1
Felique Albuquerque,felipe.albuquerque,[email protected],felipe,J,Albuquerque,database1
Jadir Ramos,jadir.ramos,[email protected],Jadir,H,Ramos,database1
Bras Cubas,bras.cubas,[email protected],Bras,R,Cubas,database1

Vamos agora importá-lo no Exchange.

Abra o Exchange Management Console

Execute o seguinte cmdlet para setar o password padrão:

$Password = Read-Host “Type the default password of the new accounts:” -AsSecureString

[Enter] e Digite a senha que será padrão para a lista

Vamos agora indicar o arquivo CSV e a forma que o Exchange irá interpretá-los

Pelo console de gerenciamento, navague até a pasta em que encontra-se o arquivo. No meu caso é C:\Users\Administrator\Documents\addContatos.csv

Importe da seguinte forma:

Import-Csv addContatos.csv | foreach { new-mailbox -alias $.Alias -name $.name -UserPrincipalName $.UserPrincipalName  -Database $.Database -OrganizationalUnit Users -FirstName $_FirstName -LastName $_LastName -Initials $_Initials -Password $Password -ResetPasswordOnNextLogon:$false}

Após a importação, teremos um feedback deste tipo:

Caso queira, abra o Exchange Management Console e verifique se as contas realmente foram criadas

Bom, hoje abordamos como inserir mailboxes a partir de um csv. Até a próxima pessoal.

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Exchange 2016 – Alterando a foto do usuário via PowerShell (EMC)

Veremos aqui como alterar a foto do usuário usando PowerShell no Exchange 2016

2 comentários

  1. rafael bandeira

    Olá Diego!

    Estou com uma dúvida, preciso importar uns 500 usuários pro exchange 2k10 e como sou obrigado a criar os users pelo exchange e não pelo AD (tem como criar email e usuário direto pelo AD?), quero ver contigo o seguinte:
    Para que seja preenchido o campo fax automaticamente, é só criar o campo com o nome de fax no excel, é isso mesmo? Isso vale para outros campos city/office?

    • Bom dia, Rafael,
      Ainda não consegui refazer o teste deste script, mas sim, os campos que forem setados no Excel e posteriormente no script serão preenchidos automaticamente.

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!