terça-feira, novembro 21, 2017
Breaking News
Home » Linux » Reiniciando com Ctrl+Alt+Del em qualquer GNU/Linux

Reiniciando com Ctrl+Alt+Del em qualquer GNU/Linux

Em algumas distros atuais, ou gerenciadores de janelas, a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del não funciona mais por padrão, para reiniciar o computador. 

E, muitas vezes, achar o arquivo de configuração ou a opção para habilitar no gerenciador de janelas, poder ser difícil ou não existir, mesmo nas configurações do teclado ou em outra parte qualquer.

Um método bem fácil para usar o referido atalho de teclas, é criar um atalho de teclado para o comando shutdown, usando a aplicação nativa do seu gerenciador de janelas ou instalando um aplicativo separado para isto, como o Xbindkeys, ou outro de sua preferência. 

Um detalhe importante é que a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del em algumas distros, é utilizada para executar a proteção de tela ou chamar a lista de tarefas, devendo antes alterar o referido atalho no seu gerenciador de janelas.

Procedimentos com Xbindkeys

Como root ou usando o sudo, instale o pacote Xbindkeys usando o gerenciador de pacotes da sua distro. 

Editar o arquivo /etc/sudoers e coloque a seguinte linha: 

seulogin ALL=NOPASSWD:/sbin/shutdown

Como user: 

Em uma janela de terminal, faça: 

$ killall xbindkeys

$ xbindkeys 

Copie as 3 últimas linhas acima e edite o arquivo ~/.xbindkeysrc, colando as mesmas no final. 

Apague a parte (Scheme function), deixando apenas as aspas duplas e coloque o comando desejado para o atalho de teclado dentro da mesma, conforme o exemplo abaixo: 

# Reiniciar o computador (comentário para o atalho criado)<
“sudo shutdown -r now” m:0x1c + c:119 Control+Alt+Mod2 + Delete

Para entrar em efeito a nova tecla de atalho adicionado ao arquivo, será necessário matar o processo atual do Xbindkeys e iniciar novamente: 

$ killall xbindkeys $ xbindkeys

Pronto. Agora quando você acionar a tradicional combinação de teclas Ctrl+Alt+Del, o computador será reiniciado de imediato, sem aviso ou perguntas. 

Notas:

  • Quando for criar um novo atalho de teclas para um comando, execute sempre xbindkeys -k e depois acione as teclas desejadas para o atalho, após isso, repita os outros passos acima.
  • Para que as teclas configuradas funcionem, o comando xbindkeys deve iniciar automaticamente junto como o seu gerenciador de janelas, o que normalmente é o padrão, devendo verificar isso usando o comando ps xa em uma janela de terminal no próximo boot.
  • Caso o xbindkeys não estiver sendo executado, você deverá configurar no seu gerenciador de janelas para o mesmo iniciar junto.

Para ajuda: 

$ man xbindkeys

Ou

$ xbindkeys -h

Dica também publicada em:

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Linux – Protegendo contra ataques usando Fail2ban

O Fail2ban é uma ferramenta capaz de monitorar os arquivos de logs do sistema, detectar …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!