ArtigosITIL

A TI falha em ter sucesso?

190 views
2 Comentários
5
(1)

Esse é o primeiro artigo de uma série que iremos refletir os detalhes que permitem a TI conquistar com excelência seu espaço na organização. A série será baseada nas frameworks ITIL, COBIT, ISO/IEC 20000 e 27001.
Vamos então ao primeiro artigo:
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O SEU VALOR
Pessoas, processos e tecnologia são os três pilares para a TI mostrar o seu valor ao fornecer serviços aos seus usuários, clientes e ao negócio. A falha em um dos três pode comprometer e gerar dúvidas quanto a integridade e confiabilidade da informação provida.
Quando um investimento em tecnologia para atender a necessidade de uma empresa é visto como um custo, significa que, no melhor dos cenários, que a TI está falhando em dos três pilares. A partir desse critério devemos trabalhar para corrigir as falhas e alinhar a TI ao negócio.
Para cada pilar é necessário uma abordagem especifica, pois quando trabalhamos de forma igual para cada, é indiferente o resultado adquirido, já que não foi dada a devida atenção.
É esperado que o profissional tenha entendimento que ele não é apenas um funcionário que está lá apenas para manter um serviço em funcionamento e sim que ele é parte da empresa, que a sua função é ajudar o negócio a ter êxito em seus objetivos. Essa motivação precisa crescer junto com o profissional, mas também deve ser incentivada por seu gestor.
Os processos precisam ser claramente estabelecidos, será esse pilar responsável por guiar o time para o objetivo em uma mesma sincronia. A transparência entre os processos irá garantir o alinhamento dos serviços com as necessidades da empresa, ajudando no desenvolvimento do negócio.
A tecnologia por sua vez irá ajudar a empresa a desenvolver suas atividades de forma segura e confiável. Ferramentas certas com os profissionais adequados geram o valor que é esperado e assim ajudam a fornecer serviços que devem atender ao negócio e criar oportunidades para superar suas metas.
Considerando que as empresas querem atingir seus objetivos com excelência, criando oportunidades de avançar no mercado, a TI tem o papel fundamental para isso e, portanto, é determinante que se torne um parceiro para apoiar os objetivos a se tornarem realidade. A partir dessa ótica a TI não está mais na abordagem de custo e sim como investimento rentável para o negócio, sendo esse o verdadeiro significado de valor para a TI dentro da organização.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: COBIT, GOVERNANÇA DE TI, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, itil

Artigos Relacionados

2 Comentários. Deixe novo

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Secured By miniOrange