Saudações a todos, continuando nossos resumos sobre ITIL, falaremos sobre Gerenciamento de Capacidade. Bons estudos:
Capacidade é um item fundamental para a garantia do serviço, podemos resumir da seguinte forma:
O propósito do gerenciamento de capacidade é garantir que a capacidade dos serviços de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender aos requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo.
Seus objetivos:
- Produzir e manter um plano de capacidade
- Fornecer orientações às áreas do negócio e de TI em relação a questões relacionadas à capacidade e ao desempenho
- Protestar para que os resultados de desempenho e de serviço atendam ou excedam os acordos.
- Ajudar no diagnóstico e resolução de incidentes relacionados.
- Avaliar o impacto das mudanças no plano de capacidade.
- Realçar as medidas proativas para melhorias de desempenho
Características do Gerenciamento de capacidade:
- Considera todos os recursos necessários para entregar o serviço de TI e planos de requisitos a curto, médio e longo prazo.
- Inclui todas as áreas da tecnologia
- observa o planejamento de espaço e o ambiente
- Pode incluir SLAs,.
Os 3 (três) subprocessos do gerenciamento de capacidade:
- Interpreta as carências do negócio e medidas para os serviços e infraestrutura.
- Controla e faz previsão do desempenho e capacidade de ponta a ponta dos serviços de TI em uso e de cargas de trabalho
- Gerencia e faz previsão do desempenho, utilização e capacidade de cada um dos componentes individuais que suportam os serviços de TI.
Plano de Capacidade
Tão importante como conhecer do que se trata um gerenciamento de capacidade é conhecer um modelo de tal documento; para tanto, segue um exemplo:
[box type=”info” ]
- Introdução
- Serviços, tecnologia e recursos atuais
- Níveis de capacidade da organização
- Problemas atuais ou futuros
- Avaliações do negócio e cenários
- Escopo e termos de referência usados no plano
- Métodos utilizados para obtenção de informações
- Suuposições
- Opções de melhorias do serviço
- Custos previstos
- Recomendações (benefícios, impactos, riscos envolvidos, recursos, custos iniciais e de manutenção)[/box]
[button color=”green” size=”small” link=”http://www.purainfo.com.br/anexos/Capacity_Plan_Template_scr.pdf” target=”blank” ]DOWNLOAD[/button] [/box]
2 Comentários. Deixe novo
Excelente artigo Diego. Parabéns!
Diego, esses resumos são fantástico. De maneira simples, temos visão dos processos da ITIL. Parabéns de verdade