quinta-feira, setembro 21, 2017
Home » ITIL » ITIL – Resumo de Gerenciamento de Capacidade

ITIL – Resumo de Gerenciamento de Capacidade

Saudações a todos, continuando nossos resumos sobre ITIL, falaremos sobre Gerenciamento de Capacidade. Bons estudos:

Capacidade é um item fundamental para a garantia do serviço, podemos resumir da seguinte forma:

O propósito do gerenciamento de capacidade é garantir que a capacidade dos serviços de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender aos requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo.

Seus objetivos:

  • Produzir e manter um plano de capacidade
  • Fornecer orientações às áreas do negócio e de TI em relação a questões relacionadas à capacidade e ao desempenho
  • Protestar para que os resultados de desempenho e de serviço atendam ou excedam os acordos.
  • Ajudar no diagnóstico e resolução de incidentes relacionados.
  • Avaliar o impacto das mudanças no plano de capacidade.
  • Realçar as medidas proativas para melhorias de desempenho

Características do Gerenciamento de capacidade:

  • Considera todos os recursos necessários para entregar o serviço de TI e planos de requisitos a curto, médio e longo prazo.
  • Inclui todas as áreas da tecnologia
  • observa o planejamento de espaço e o ambiente
  • Pode incluir SLAs,.

Os 3 (três) subprocessos do gerenciamento de capacidade:

  • Interpreta as carências do negócio e medidas para os serviços e infraestrutura.
  • Controla e faz previsão do desempenho e capacidade de ponta a ponta dos serviços de TI em uso e de cargas de trabalho
  • Gerencia e faz previsão do desempenho, utilização e capacidade de cada um dos componentes individuais que suportam os serviços de TI.

Plano de Capacidade

Tão importante como conhecer do que se trata um gerenciamento de capacidade é conhecer um modelo de tal documento; para tanto, segue um exemplo:

  • Introdução
    • Serviços, tecnologia e recursos atuais
    • Níveis de capacidade da organização
    • Problemas atuais ou futuros
  • Avaliações do negócio e cenários
  • Escopo e termos de referência usados no plano
  • Métodos utilizados para obtenção de informações
  • Suuposições
  • Opções de melhorias do serviço
  • Custos previstos
  • Recomendações (benefícios, impactos, riscos envolvidos, recursos, custos iniciais e de manutenção)
Modelo de Plano de Capacidade:

DOWNLOAD

 

 

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Siglas usadas em ITIL – PDF oficial completo – Ingles e Portugues Brasil

Saudações meus caros, Se você está estudando ITIl ou deseja fazer uma breve consulta, segue …

2 comentários

  1. Eduardo Souza

    Excelente artigo Diego. Parabéns!

  2. Carlos Viana

    Diego, esses resumos são fantástico. De maneira simples, temos visão dos processos da ITIL. Parabéns de verdade

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!