Saudações, leitores. Continuando o resumo sobre Itil, veremos Gerenciamento de Disponibilidade:
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Segundo a Itil:
Disponibilidade é um aspecto crítico da garantia do serviço, e seu propósito é Garantir que o nível de disponibilidade entregue em todos os serviços de TI atende de maneira eficaz às necessidades de disponibilidade e/ ou metas de nível de serviço acordadas.
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O gerenciamento de disponibilidade ainda define, planeja, melhora e define os aspectos de disponibilidade e garante que todos os processos, infraestruturas, ferramentas, papéis, etc. de Ti sejam adequados para as metas de SLA.
Objetivos:
- Criar e manter um plano de disponibilidade
- Orientar todas as outras áreas do negócio e de TI nas questões de disponibilidade.
- Ajudar no diagnóstico e na resolução de problemas de disponibilidade
- Prever o impacto de todas as mudanças no plano de disponibilidade
- Garantir que as medidas proativas sejam aplicadas sempre que justificáveis
Escopo:
- Desenho, implementação, gerenciamento, melhoria e medição da disponibilidade de serviços de TI e componentes
- Qualquer aspecto que pode impactar na disponibilidade, incluindo treinamento, habilidades, processos e ferramentas
- Este processo deve ser iniciado assim que os requisitos da disponibilidade estiverem claros, e devem ser contínuos, terminando apenas quando o serviço for descontinuado
- Deve ser incluído também serviços de apoio, parceiros e fornecedores.
Níveis de disponibilidade:
- Serviço: disponibilidade e impacto na indisponibilidade
- Componente: disponibilidade do componente
Calculando UPTIME:
A disponibilidade, normalmente é calculada em porcentagens, este cálculo frequêntemente se baseia no tempo de serviço acordado e na indisponibilidade.
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Ex. Se para um serviço foi acordado 99,9% de disponibilidade durante os dias úteis das 7h00 às 19h00, e o serviço ficou fora do ar por 2 horas durante um dia do mês, qual foi o percentual de disponibilidade no final do mês?
[/box] Confiabilidade:Resolução: (Tempo de serviço acordado – downtime / Tempo de serviço acordado) / 100
(12h por dia x 21 dias úteis – 2h)/252 = 99,2%
Segundo a Itil, Confiabilidade é uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.
A confiabilidade de um serviço pode ser melhorada com componentes mais confiáveis, aumentando a redundância de um serviço ou fazendo balanceamento de carga.
É frequentemente medida e reportada como um tempo médio entre incidentes do serviço (TMEIS) ou tempo médio entre falhas (TMEF).
Sustentabilidade:
Segundo a ITIL: Sustentabilidade é uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha. A sustentabilidade é geralmente medida pelo tempo médio para restaurar o serviço.
Função de Negócio Vital
É parte de um processo de negócio que é critico para o sucesso do negócio, quanto mais vital for a função de negócio, maior deverá ser o nível de disponibilidade.
Alguns ítens que devem ser considerados para estas funções de negócio:
- Alta Disponibilidade
- Tolerância a falhas
- Operação contínua
- Disponibilidade contínua
1 Comentário. Deixe novo
Simplesmente excelente este post. Obrigado Diego. Me ajudou bastante no plano de governança que estou preparando.
Forte abraço!