terça-feira, setembro 19, 2017
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ITIL – Resumo de Gerenciamento de Disponibilidade

Saudações, leitores. Continuando o resumo sobre Itil, veremos Gerenciamento de Disponibilidade:

Segundo a Itil:

Disponibilidade é um aspecto crítico da garantia do serviço, e seu propósito é Garantir que o nível de disponibilidade entregue em todos os serviços de TI atende de maneira eficaz às necessidades de disponibilidade e/ ou metas de nível de serviço acordadas.

O gerenciamento de disponibilidade ainda define, planeja, melhora e define os aspectos de disponibilidade e garante que todos os processos, infraestruturas, ferramentas, papéis, etc. de Ti sejam adequados para as metas de SLA.

Objetivos:

  • Criar e manter um plano de disponibilidade
  • Orientar todas as outras áreas do negócio e de TI nas questões de disponibilidade.
  • Ajudar no diagnóstico e na resolução de problemas de disponibilidade
  • Prever o impacto de todas as mudanças no plano de disponibilidade
  • Garantir que as medidas proativas sejam aplicadas sempre que justificáveis

Escopo:

  • Desenho, implementação, gerenciamento, melhoria e medição da disponibilidade de serviços de TI e componentes
  • Qualquer aspecto que pode impactar na disponibilidade, incluindo treinamento, habilidades, processos e ferramentas
  • Este processo deve ser iniciado assim que os requisitos da disponibilidade estiverem claros, e devem ser contínuos, terminando apenas quando o serviço for descontinuado
  • Deve ser incluído também serviços de apoio, parceiros e fornecedores.

Níveis de disponibilidade:

  • Serviço: disponibilidade e impacto na indisponibilidade
  • Componente: disponibilidade do componente

Calculando UPTIME:

A disponibilidade, normalmente é calculada em porcentagens, este cálculo frequêntemente se baseia no tempo de serviço acordado e na indisponibilidade.

Ex. Se para um serviço foi acordado 99,9% de disponibilidade durante os dias úteis das 7h00 às 19h00, e o serviço ficou fora do ar por 2 horas durante um dia do mês, qual foi o percentual de disponibilidade no final do mês?

Resolução: (Tempo de serviço acordado – downtime / Tempo de serviço acordado) / 100

(12h por dia x 21 dias úteis – 2h)/252 = 99,2%

Confiabilidade:

Segundo a Itil, Confiabilidade é uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

A confiabilidade de um serviço pode ser melhorada com componentes mais confiáveis, aumentando a redundância de um serviço ou fazendo balanceamento de carga.

É frequentemente medida e reportada como um tempo médio entre incidentes do serviço (TMEIS) ou tempo médio entre falhas (TMEF).

TMEIS

 

Sustentabilidade:

Segundo a ITIL: Sustentabilidade é uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha. A sustentabilidade é geralmente medida pelo tempo médio para restaurar o serviço.

 

Função de Negócio Vital

É parte de um processo de negócio que é critico para o sucesso do negócio, quanto mais vital for a função de negócio, maior deverá ser o nível de disponibilidade.

Alguns ítens que devem ser considerados para estas funções de negócio:

  • Alta Disponibilidade
  • Tolerância a falhas
  • Operação contínua
  • Disponibilidade contínua

 

 

 

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

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Um comentário

  1. Renato Silva

    Simplesmente excelente este post. Obrigado Diego. Me ajudou bastante no plano de governança que estou preparando.

    Forte abraço!

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