sexta-feira, novembro 24, 2017
Breaking News
Home » Programação/ Scripts » bat (MS-DOS) » O que é ping?

O que é ping?

Saudações leitores do PI,hoje abordarei um assunto simples,porém que muitos não sabem o que é: O comando PING!

Em uma rede de computadores é mais que natural e necessário que queiramos saber como anda a conexão com outro dispositivo, seja ele servidor, site, roteador ou qualquer outro periférico que utilize o TCP/IP.

Atravéz do simples comando ping podemos verificar se o destino está disponível ou não além de podermos verificar o tempo de resposta em ms (milisegundos), com isso podemos acompanhar se a rede está normal ou se temos algum tipo de variação, como baixo sinal de uma conexão 3G por exemplo.

O ping, se analisado, pode nos dar alguns diagnósticos de maneira rápida e prática. Vou relatar alguns exemplos:

Ex1. Temos uma rede local com 50 computadores todos instalados com cabos, se executarmos um teste ping de uma máquina para outra o tempo de resposta deverá ser menor que 1ms em circunstâncias normais. Se o tempo de resposta for muito alto de uma máquina específica para outras, chegamos a conclusão de que algo errado está acontecendo, podendo ser um driver desatualizado, ou um switch/hub travando, ou algo assim.

Ex2. Temos uma conexão 3G e a usamos em diversos lugares. Ao usar no centro da cidade, pingamos um site, enviamos 100 pacotes, e recebemos a respota de 98 deles, o que é perfeitamente aceitável numa conexão com a internet. Com essa resposta, sabemos que temos uma conexão estável (não confunda estável com rápida, pois isso é outro assunto Smiley de boca aberta). Em outra ocasião, conectamos em um bairro mais afastado com menos sinal; executamos o ping ao mesmo site e com os mesmo 100 pacotes, porém, desta vez recebemos apenas 60 respostas, o que nos leva a crer que os pacotes estão se perdendo com maior frequencia. Na prática, indica de pacotes TCP terão que ser reenviados.

Comando: Algumas opções do Ping

 

Opção Descrição Resumo
-t Dispara contra o host especificado até ser interrompido. Para ver as estatísticas e continuar, pressione
Control-Break; para parar, pressione Control-C.
Ping infinito, para parar pressione CTRL + C
-a Resolve endereços para nomes de host. Mostre o nome do computador se estiver no mesmo servidor DNS
-n NUMERO Número de requisições de eco a serem enviadas Define o número de pacotes que serão enviados
/? Exibe o menu completo de ajuda

Como executo o ping?

Pressione tecla Windows + R, na caixa de executar que irá aparecer, digite CMD e dê enter, Na telinha preta que irá aparecer, digite:

ping www.terra.com.br –t (pingará o site do terra)

image

Espero que ajude a muitos usuários. Até a próxima!

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Solarwinds – Criando um alerta de alta ou baixa utilização de porcentagem de transmissão de uma interface

Neste artigo iremos documentar o passo a passo para criar um alerta de alta utilização de uma interface no sistema de monitoramento Solarwinds Orion

Um comentário

  1. Apenas uma dica: Caso queira colocar um Delay em um arquivo bat, pode-se se usar o ping para o localhost e definir o intervalo pelo numero de solicitações. Exemplo:
    ping -n 10 127.0.0.1 >NUL

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!