sexta-feira, novembro 24, 2017
Breaking News
Home » Hardware & Redes » O que é ACPI?

O que é ACPI?

Saudações Leitores do PI. Hoje explicarei um termo muito usado em informática, mas que nem sempre sabemos o que ele significa: o ACPI.

A sigla ACPI vem de Advanced Configuration and Power Interface e “nada mais” é que o modo de economia de energia usado pelos computadores pessoais atuais. Micros mais antigos usam o DPMA. Difrença primordial entre eles é que no método ACPI o gerenciamento de energia é feito pelo sistema operacional e não pela BIOS; isso permite um melhor gerenciamento, como por exemplo a diminuir a frequência de operação do processador (recurso extremamente útil em notebooks para diminuir o consumo bateria), desligar dispositivos, etc.

Com o uso do ACPI, os PCs pode ter um gerenciamento muito mais sofisticado que os até então utilizados, onde era possível apenas desligar o monitor e o HD, agora podemos ver o avanço em dois novos modos: ”Espera” e “Hibernar”.

Ao entrar em espera, não apenas o HD e o monitor, mas quase todo o PC é desligado, incluindo o cpu, cooler, adaptador de vídeo e som, etc. Apenas a memória RAM, partes da placa Mãe, modem e placa rede continuam ligados.

Vale observar que a RAM permanece alimentada para manter os dados gravados e permitir que o PC volte exatamente de onde estava; é a única coisa do PC que não pode ser desligada se que seja necessário reiniciar o equipamento. O Modem permanece ligado pra que não aconteça uma queda na conexão e a rede permanece para acordar o PC caso o recurso de “Wake-on-lan” esteja ativado no SETUP.

O modo Espera consome o mesmo que uma lâmpada fluorescente (15 a 20 watts) e pode voltar em poucos segundos. Perceba que apenas o cooler do processador é desligado, mas o da fonte continua ligado, por a fonte ainda fornece uma quantia razoável de energia.

Para usar o recurso ACPI, sua placa mãe deve suportar, o que hoje em dia, é incomum achar uma placa antiga que não suporte, para se ter uma idéia, o Windows 98 e 2000 já é capaz de detectar automaticamente e ativar ou não este recurso. As placas também deverão suportar este recurso, ou seja, se você possuir placas ISA ou VESA ainda em funcionamento em algum computador mais antigo, este recurso não estará disponível.

Ao usar a opção Hibernar todo o conteúdo da memória RAM é gravado no HD e todo o computador é desligado. Ao ligar novamente, o conteúdo da RAM que estava no HD é novamente copiado à RAM, fazendo o computador voltar as tarefas que estava executando na hora que a hibernação foi acionada. Vale ressaltar que para o Hibernar funcionar sua placa deve suportar ACPI e seu HD deve ter um tamanho superior ao da RAM sobrando, para que a cópia possa ocorrer normalmente.

Bom, fico por aqui pessoal, espero que tenha sido útil esta matéria.

Material de apoio: Microsoft Official Course (MOC) e Dicionário de termos de informática (Carlos E. Morimoto).

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Solarwinds – Criando um alerta de alta ou baixa utilização de porcentagem de transmissão de uma interface

Neste artigo iremos documentar o passo a passo para criar um alerta de alta utilização de uma interface no sistema de monitoramento Solarwinds Orion

Um comentário

  1. Laerte Favero

    Congratulações ! Na Web tem algumas dicas para ajustar para que o Windows use a Mem. Virtual em outra partição, em vez de usar a do próprio Windows, no entanto, recomendo nunca nunca fazer esse ajuste pois, certa vez, eu fiz isso e acabei danificando vários setores do HD pois o PC congelava e tinha que desliga-lo pelo botão “Power” para recuperá-lo (note que, nesses casos, não havia falta de energia, pois uso um Netbook que tem bateria própria) e/ou se fizer, nunca deixe marcado o ítem “Habil. grav. em cache no dispositivo” em “P. de Contr./ Sistema/ Gerenc. de Dispositivo/ Unidade de Disco (no fim da lista)/ dê 2 cl. no seu HD/ Diretivas”. Crie também uma Tarefa Agendada para te avisar, sempre que v. fizer “Logon” para desmarcar o ítem descrito acima, pois, esse ítem pode ser marcado novamente por algum programa ou comando. Se v. tiver certeza que seu HD esta c. setores danificados, rode o Hirens, não entre no Mini XP e rode o progr. HDAT2 (Test/ Repair Bad Sectors). O programa que acusou que meu HD tinha setores danificados foi o “CrystalDiskInfo”. Estou divulgando essa minha dica na Web, mas não tenho certeza do se estou certo. Sabes se existe algum programa que protege o PC posicionando a cabeça de leitura dos drives na posição de repouso assim que exista um desligamento inesperado (claro que isso funcionaria somente para PCs que tem bateria como Leptops, Netbooks e Notebooks) ? Obrigado.

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!