terça-feira, setembro 19, 2017
Home » Exchange Server » Entendendo as Roles do Exchange Server 2010

Entendendo as Roles do Exchange Server 2010

exchange logoNeste artigo, veremos um resumo de cada Atribuição (role) do Exchange 2010.

Com o Exchange Server Setup, podemos implementar os servidores com atribuições específicas em toda a empresa. Antes de instalar e configurar, precisaremos definir como usaremos o ES (Exchange Server) 2010. No núcleo da camada de transmissão de mensagens temos as seguintes roles:

Mailbox Server:

Um servidor back-end que hospeda as caixas de correio, pastas públicas e dados relacionados às mensagens, como listas de endereços, agendamento de recursos e ítens de reunião. Para obter uma alta disponibilidade dos bancos de dados  podemos usar os grupos de disponibilidade de banco de dados. (database availability groups)

Client Access Server (CAS)

Um servidor de camada intermediária que aceita as conexões para o Exchange Server realizadas a partir de vários clientes. Esse servidor hospeda os protocolos usados por todos os clientes durante a verificação de mensagens. Na rede local, os clientes do Outlook MAPI são conectados diretamente ao servidor Client Access para verificar os emails. Os usuários remotos podem verificar seus emails pela internet usando o Outlook Anywhere, Outlook Web App, Exchange ActiveSync, POP3 ou IMAP4.

Unified Messaging Server

Um servidor de camada intermediária que inte­gra um sistema PBX (private branch exchange) com o Exchange Server 2010, permitindo que mensagens de voz e fax sejam armazenados com os e-mails em uma caixa de correio do usuário. O sistema de unified messaging dá supor­te à chamada respondendo com saudações automáticas e registro da mensa­gem, recebimento de fax e acesso discado. Com o acesso discado, os usuários podem usar o Outlook Voice Access para verificar o correio de voz, e-mails e informações de agenda; para rever ou discar para os contatos; e para configu­rar as preferências e opções pessoais. Para receber fax, você precisa de uma solução integrada de um parceiro Microsoft.

Hub Transport Server

Um servidor de roteamento de mensagens que mani­pula o fluxo, o roteamento e a entrega de mensagens na organização do Exchange. Esse servidor processa todas as mensagens que são enviadas dentro da organização antes de serem enviadas para uma caixa de correio ou rotea­das para usuários externos. O processamento garante que os remetentes e destinatários sejam resolvidos e filtrados adequadamente, o conteúdo seja fil­trado e seu formato convertido, se necessário, e os anexos sejam filtrados (screened). Para atender a qualquer requisito de conformidade regulatório ou organizacional, o servidor Hub Transport também pode registrar, ou lançar no diário (journal), as mensagens e adicionar ressalvas.

Edge Transport Server

Um servidor de roteamento adicional que roteia as meensagens para dentro e para fora da organização do Exchange. Esse servidor  é projetado para ser implementado em uma rede de perímetro (perimeter network – DMZ) da organização e é usado para estabelecer um limite seguro entre a organização e a Internet. Esse servidor aceita mensagens que entram na organização a partir da Internet e de servidores confiáveis em organizações externas, processa as mensagens para se proteger contra alguns tipos de mensagens de spam e vírus, e roteia todas as mensagens aceitas para um servidor Hub Transport dentro da organização.

Espero que ajude em seus estudos. Até a próxima!

 

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Exchange – Exibindo e alterando a opção “Require that all senders are authenticated”

Quem já trabalha com serviço de email, sabe da importância e da facilidade que os grupos de distribuição inserem no gerenciamento das contas e contatos. Hoje veremos como alterar em massa, pelo EMS (Exchange Management Shell) a propriedade "Require that all senders are authenticated"

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!