terça-feira, setembro 19, 2017
Home » Dicas de Programas & Sites » Dicas para fazer um download mais seguro

Dicas para fazer um download mais seguro

Saudações, pessoal

Com milhares de softwares disponíveis no mundo da internet, é preciso ter muita cautela para não ser surpreendido com um malware. Por isso, é importante estar atento as dicas que virão a seguir para se precaver dos danos que um simples clique pode trazer ao seu sistema.

Tente evitar downloads automáticos — Sabe aqueles sites indesejados que você é direcionado contra sua vontade e que gera inúmeros downloads automáticos? Pois então, isso deve ser evitado a todo custo, a não ser que seja de uma fonte confiável. Os sites infectados com vírus geralmente fornecem esses downloads automáticos para transferir malwares para o seu computador.

É importante tentar bloquear esses downloads o mais rápido possível e usar um bom antivírus e navegadores seguros. Se o download terminar e você não foi capaz de cancelá-lo a tempo, vá para a pasta de downloads, tente escaneá-lo para detectar o possível vírus ou simplesmente exclua-o. E o mais importante: não execute a instalação do arquivo sem verificar se realmente é seguro.

Escolha softwares de fontes confiáveis — Uma dica muito importante é baixar arquivos de grandes empresas renomadas no mercado, pois elas possuem boa reputação e muitos usuários. É o caso da PokerStars, por exemplo, que além de ser confiável, oferece ao visitante em seu portal uma página exclusiva somente para segurança. Nesse sentido, a maior parte dos grandes desenvolvedores possuem essa página – como é o caso da Apple também.

Baseado nessa informação acima, leia com calma as informações sobre como procede a segurança e os recursos do software a ser baixado. Também é importante ler opiniões dos usuários, já que fontes conhecidas possuem avaliações, comentários e outros detalhes importantes.

Evite usar portais fornecedores de download — Às vezes, você pode encontrar um mesmo software em lugares diferentes para baixar, mas o site que está fornecendo o software pode estar infectado ou foi construído por pessoas más intencionadas.

O certo, portanto, é ir direto na fonte. Mesmo em que pese o fato de que baixar softwares pode ser mais rápido em sites de terceiros, pense bem, pois podem conter inúmeros arquivos maliciosos e consequentemente aumentarão as possibilidades de infectar sua máquina.

Mas não são todos fornecedores de download no mercado que são maléficos. Sites como Baixaki e Superdownloads, por exemplo, são bem confiáveis e estão há alguns anos em funcionamento.

Verifique as especificações do arquivo para autenticidade — Outra dica importante é comparar o nome do arquivo e tamanho dele com o listado no site de terceiros que você pretende fazer o download. Dessa forma, checar a paridade é uma maneira extra de perceber se o arquivo está modificado ou não. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar “Propriedades”.

A importância de um bom antivírus — Diariamente novos spams, malwares e outros arquivos maléficos são lançados na web, com isso, é muito importante que o antivírus seja atualizado todos os dias.

O especialista em informática, Alessandro Iglesias, descreve com detalhes a importância de usar um bom antivírus. “Em meu primeiro PC, eu utilizava um antivírus gratuito. Na época, no entanto, não me deu a proteção devida. O computador começou a ficar estranho e em uma verificação de vírus, o AV alertava que havia um ou mais vírus e ‘lavava as mãos’. Algo como ‘Opa! Há um vírus aqui. O problema é seu!’ O trojan em questão travava acesso aos arquivos executáveis, fazendo com que, em média, somente 20% do PC funcionasse a cada ligada”, disse Iglesias.

Source: Wikimedia

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!