sexta-feira, setembro 22, 2017
Home » Dicas de Programas & Sites » Dica de Programa: QDIR

Dica de Programa: QDIR

Q-Dir é um gerenciador de arquivos que apresenta, em sua janela principal, quatro outras janelas. Ou seja, ele é um Windows Explorer um pouco mais funcional. Além de exibir simultaneamente quatro locais diferentes de seu computador, ele possui também diversos atalhos que conferem mais praticidade à utilização do Windows.

Dicas sobre a instalação

Antes de começar a usar o Q-Dir, é importante falar sobre sua instalação: ele tanto pode ser instalado quanto não. Ao descompactar o arquivo baixado, você encontra o arquivo de nome “Q-Dir_Installer”.

Ao executá-lo, é aberto o instalador e o processo segue normalmente. Para utilizar o software sem instalá-lo, você precisa renomear o arquivo para “Q-Dir” e dar um duplo-clique sobre ele para que o programa inicie pronto para uso.

Modos de exibição

Este programa possui em sua barra de ferramentas atalhos que alteram o modo de exibição das suas quatro janelas. Além disso, pela mesma barra, localizada no topo da janela principal, também é possível selecionar a quantidade delas que serão mostradas: uma, duas, três ou quatro.

Atalhos & busca

Na parte inferior de cada uma das janelas exibidas no Q-Dir é encontrada uma outra barra de ferramentas. Ali estão presente inúmeros atalhos como cortar, copiar, colar, deletar, além de uma barra de busca inteligente, na qual você encontra diretórios e arquivos digitando trechos de seus nomes.

Atalhos e barra de busca: presentes na base de todas as quatro janelas

Ainda nesta barra de ferramentas está presente um atalho cujo ícone é um raio. Clicando sobre ele, seu menu é aberto em formato de cascata, exibindo diversos atalhos para o editor de registro do Windows, o prompt de comando, a calculadora, o gerenciador de tarefas, além de uma dezenas de outros para funções do Windows XP e do Windows 98.

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, o Q-Dir permite que você adicione outros atalhos ali de acordo com sua necessidade. Basta clicar na opção “Add” e depois em “Add” novamente. Então, encontre o aplicativo que deseja em seu sistema e clique em “Ok”.

O Q-Dir possui diversos atalhos

Favoritos

Se você tem alguns diretórios que utiliza mais do que outros, pode marcá-los como favoritos através da guia “Favorites”. Desse modo, assim como funciona com sites que você marca da mesma maneira, o Q-Dir também é capaz de deixar tudo o que você usa com frequência mais perto do cursor do seu mouse.

Extras

Na guia “Extras” você encontra diversas opções para personalizar o programa, como selecionar novos temas, definir o modo de exibição padrão, alterar algumas definições de visualização e da barra de ferramentas, bem como opções relacionadas ao sistema e à rede (caso seu PC esteja conectado a uma).

4 janelas em 1

Talvez você se pergunte: “Mas qual é a vantagem de ter quatro janelas dentro de uma só?”. Com certeza a resposta para essa questão é bastante variada. Um dos grandes benefícios é notado quando você precisar transferir diversos arquivos para diversas pastas diferentes. Em uma única janela você tem quatro locais do Windows, ou seja, o trabalho de ficar acessando diversos diretórios é menor.

Se você está procurando arquivos duplicados ou então acabou de copiar arquivos para uma pasta e deseja ver o que está repetido em sua máquina, Q-Dir também pode ser útil. Acesse as pastas e verifique tudo o que há em cada uma delas, compare com outras, apague e copie o que for necessário sem nenhum problema.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/q-dir.htm#ixzz1OQU0AuBc

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!