sexta-feira, setembro 22, 2017
Home » Dicas de Programas & Sites » Dica de Programa: AptDiff

Dica de Programa: AptDiff

Trabalhar em equipe sempre tem suas dificuldades. Entre os programadores, um dos maiores problemas enfrentados é quando um elemento da equipe altera o código fonte de um programa. Se o código tiver cem linhas, fica fácil encontrar a alteração, mas e se tiver dez mil linhas? Aí o problema é um pouco maior.

AptDiff é um ótimo software que permite a comparação entre dois arquivos texto e exibe todas as diferenças entre eles. Por exemplo, se um arquivo possuir um parágrafo a mais, ou um código fonte possuir uma função diferente, o programa irá destacar estas diferenças para mostrar onde o arquivo foi alterado. Excelente para quem trabalha em equipe.

O uso do programa

O uso do programa é muito simples. Ao executá-lo, uma janela irá pedir os dois arquivos que serão confrontador. A comparação entre eles pode ser feita de forma textual ou binária. Esta última é mais interessante para quem domina a área de informática.

Após clicar em “Ok”, duas janelas serão exibidas lado a lado, mostrando os dois textos e destacando as diferenças entre ambos. É possível alterar a forma de exibição para que as janelas fiquem uma abaixo da outra.

A diferença entre os dois arquivos é destacada.

Uma barra de tarefas facilita muito o acesso às principais ferramentas do programa. Nesta barra você encontra os ícones Ícone para bloquear os arquivos., que servem para bloquear o primeiro ou segundo arquivo de forma que você não possa alterá-los, evitando edições e exclusões acidentais.

Infelizmente AptDiff não possui um editor de texto interno, desta forma é necessário indicar ao programa qual será o editor que você usará. Para isto, acesse a opção “Options” (opções) no menu de mesmo nome. Na aba “File” (arquivo) você encontra o campo “External Editor” (editor externo). Você pode selecionar qualquer editor que esteja em seu computador e usá-lo para alterar os arquivos.

Barra de ferramentas que facilita a vida do usuário.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/aptdiff.htm#ixzz1dJGmUaDL

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!