terça-feira, setembro 19, 2017
Home » Artigos » Surgirão 9.280.437 Pirate Bays porque qualquer pessoa pode clonar o site

Surgirão 9.280.437 Pirate Bays porque qualquer pessoa pode clonar o site

O Pirate Bay está fora do ar há quase duas semanas. Se você for até thepiratebay.se, verá um relógio contando quanto tempo se passou desde a operação policial na Suécia que derrubou o site.

>>> O que derrubou o Pirate Bay, e por que ele não voltou até hoje?

Enquanto o Pirate Bay não volta, estão surgindo clones oportunistas como thepiratebay.cr e thepiratebay.ee, que estão preenchendo seu catálogo usando bots e chegaram a redirecionar usuários para um site VIP pago.

Mas é possível criar um clone honesto: o isoHunt está por trás do The Old Pirate Bay, e lançou uma ferramenta que facilita configurar o seu próprio Pirate Bay com código aberto. Eu experimentei, e funciona mesmo.

O isoHunt, popular site de busca de torrents, chama este projeto de Open Bay, e todo o código está disponível no Github – são apenas 30 megabytes de dados.

The Open Bay (1)

O isoHunt criou um banco de dados com o “melhor conteúdo” do Pirate Bay, Kickass Torrents e do próprio isoHunt. Além disso, eles oferecem uma ferramenta que torna relativamente simples criar seu próprio Pirate Bay “com conhecimento mínimo de como funcionam a internet e sites, e com alguns equipamentos básicos de servidor”.

Na verdade, é um pouco mais difícil do que parece, mas nem tanto. Eu conversei com a equipe do isoHunt antes do lançamento do Open Bay, e decidi criar um clone do Pirate Bay. Eu já abri alguns sites antes e sei um pouco do código necessário para tanto, mas estou longe de ser um desenvolvedor. Só que o processo é mais fácil do que criar um site no WordPress! Eu comprei um novo domínio e adquiri serviços de hospedagem, mas você certamente poderia usar seus domínios e hospedagem já existentes.

Eu baixei o código, enviei para o servidor, e foi basicamente isso. Uma vez que os arquivos estavam no servidor, eu visitei o meu domínio, onde um assistente de instalação de seis passos me ajudou, de forma bem simples, a ajustar algumas configurações. Dez segundos depois, eu já estava no meu próprio Open Bay Search. Ele é assim:

The Open Bay (2)

Sim, isto se parece com o Old Pirate Bay, um clone que o isoHunt lançou há uma semana. Ele também funciona de forma bem semelhante. Mas você pode personalizá-lo com seu próprio logotipo, trocando os arquivos JPEG no código-fonte, e dizer a todos os seus amigos que você é o capitão do seu próprio navio pirata.

Ou não, porque você pode ter problemas com as autoridades. (Por isso não vou divulgar o endereço do meu Pirate Bay aqui.) Se você está pensando em lançar seu próprio clone, deve lembrar essa questão de legalidade.

Então por que criar o seu clone? Bem, porque a equipe do Pirate Bay quer que isso aconteça. O Mr. 10100100000, admin do Pirate Bay original, explica ao TorrentFreak que não tinha certeza de quando – ou se – o site iria voltar. No entanto, ele e sua tripulação apoiam a ideia de clones, contanto que sejam seguros:

Os copiadores devem ser vistos como uma forma superior de proxies. Se o código [do Pirate Bay] não fosse tão ruim, nós iríamos torná-lo público para todos usarem, para que todos pudessem começar a sua própria baía. É claro que há um problema se sites como o [thepiratebay].ee tentam enganar as pessoas. Mas, no geral, nós adoraríamos ver mil Pirate Bays.

Se você está chateado com o naufrágio do Pirate Bay original, parece que haverá uma enxurrada de clones em breve. [Open Bay]

Imagem por Michael Hession

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!