quinta-feira, setembro 21, 2017
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Reduzindo a quantidade de SPAM no Symantec Messaging Gateway

 

Neste Tutorial vamos mostrar como reduzir drasticamente a quantidade recebida de spam no Symantec Messaging Gateway (SMG).

 

 

Solução

Para reduzir o número de spams recebidos pelos usuários e aumentar a segurança do ambiente de TI, iremos ativar a opção Enable Customer Specific Spam Submission.

Com essa opção ativada, o SMG irá criar uma regra específica para proteger o ambiente, mas para que isso ocorra é necessário enviar o email de spam recebido usando a opção encaminhar como anexo (somente encaminhar (Forward) não funciona), caso contrário o email será descartado.

Após o recebimento do email pela equipe do SMG, será realizada uma análise e se for detectado que se trata de uma ameaça tanto a nivel nacional quanto internacional será criada uma policy, mas lembre-se independente da ação tomada pela equipe do SMG, o seu ambiente estará seguro.

Você deve obter uma ID Submitter da Symantec antes de poder enviar mensagens. Este ID funciona com o seu Symantec Messaging Gateway para aplicar regras de spam criados a partir de suas submissões especificamente ao seu ambiente.

SMG-I

Após ter clicado na opção 4 (acima), iremos receber um email de confirmação de nova submissão do SMG.
From:
Sent: Thursday, Jan 15, 2015 9:53 AM
To: [email protected]
Subject: Symantec Messaging Gateway Alert – NEW SUBMITTER ID 1xxxxx1x REGISTRATION ALERT
Symantec Messaging Gateway Alert Notification for [email protected]
======================= ALERT NOTIFICATION ================================
NEW SUBMITTER ID 1xxxxx1x HAS BEEN REGISTERED WITH CONTROL CENTER brightmail.rbandeira.local
===========================================================================
PLEASE DO NOT REPLY TO THIS MESSAGE. This email was sent from a
notification-only address that cannot accept incoming e-mail.

Clique em Submitters List, digite o email da pessoa que estará autorizada para enviar os emails, clique em Add e por último clique em SaveSMG-II

Agora iremos validar se os emails que enviamos para o email do SMG criaram as regras, para isso acesse Status>Submissions>Submission Detail>Display Filtered

SMG-II-I

Clique em um dos emails, procure por Message history e clique em Details, veja agora que foi criada uma regra no SMG para bloquear o email daquele remetente.

SMG-II-II

 

Para finalizar iremos mostrar alguns dos spams que os usuários estavam recebendo

 

SMG-III

SMG-IV

SMG-V

SMG-VI

 

Após realizar esta configuração, o número de spams reduziu drasticamente e caso venha ocorrer mais incidentes deste tipo, a equipe de TI estará preparada para atuar e solucionar o incidente o mais rápido possível.

 

Conclusão

Neste tutorial mostramos como reduzir o número de spams no Symantec Messaging Gateway.

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura. Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin. Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services. Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

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