domingo, setembro 24, 2017
Home » Artigos » QR Code

QR Code

Olá amigos, se você ainda não ouviu falar em QR Code, leia esta matéria e entenda uma “nem tão nova” maneira de compartilhar contúdo, similar ao código de barras.

Afinal, o que é QR Code?

O QR-code é um código de barras bi-dimensional que foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. QR significa “quick response” devido a capacidade de ser interpretado rapidamente, o QR-code é muito utilizado no Japão, mas pouco conhecido no Brasil. A idéia inicial seria usá-lo para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmara fotográfica. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares.

O que pode-se fazer com QR Code?

Suas aplicações são limitadas pela nossa criatividade. Sua imagem pode armazenar um link para um site ou uma imagem, conter um número para se enviar um SMS ou fazer uma ligação. Se cabe então um link, pode ser linkado para qualquer coisa. Imagine só ao invés de vir um manual impresso em um produto, que ele venha apenas um código que é possível abrir diretamente este manual pela internet? Ou você ter cupons de desconto em locais estratégicos para que os clientes tenham acesso as promoções de uma maneira diferenciada? Ou ainda você ter nas placas de aluguel a imagem para que mesmo alguém de fora possa já abrir as imagens de dentro do apartamento? Imagine se no encarte da sua loja, que não tem como mostrar todos os produtos, já tem a imagem que abre o site das principais promoções no celular do seu cliente?

Como posso criar o meu QR Code?

Existem sites na internet que podem criar o código para você gratuitamente. O I-nigma faz isso muito bem:

 

Basta preencher os campos com as informações que ser utilizar e ele irá gerar a imagem para você utilizar onde for mais estratégico para sua ação.

Exemplos de QR Code:

Mensagem codificada. Teste!

 

 

 

 

Como leio os QR’s no meu celular?

Ao que parece, no Brasil, é quase zero a quantidade de celulares que já vêem com Qr Readers, mas com a chegada dos smartphones, praticamente todas as plataformas  possuem programas para leitura, dentre eles, cito:

  • Iphone: BeeTagg e QRReader
  • Blacberry: ScanLife
  • Android: Barcode Scanner
  • Symbian: UpCode

Como leio QR’s no computador?

Caso deseje ler os QR’s no computador usando uma Webcam, pode-se usar o http://www.quickmark.com.tw/En/basic/downloadMain.asp e baixar o programa para Windows e outras plataformas móveis.

Bom, o QR pode facilmente aumentar a popularidade do seu site com anuncios criativos. Sinta-se a vontade para usá-lo.

Fonte:
Oficina da NET

Wikipedia

Bom Pessoal, fico por aqui, até a próxima

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!