sexta-feira, novembro 24, 2017
Breaking News
Home » Artigos » Obtendo estatísticas de mailboxes usando o Windows PowerShell

Obtendo estatísticas de mailboxes usando o Windows PowerShell

Neste Tutorial vamos mostrar um script criado no Windows PowerShell que irá gerar um relatório  contendo o tamanho das mailboxes do Microsoft Exchange Server 2010 e o mesmo será salvo na rede.

Solução

Este script cria um arquivo e adiciona ao nome do arquivo a data do servidor , realiza o backup do report na rede e envia um email informando que o report foi finalizado.

Abaixo segue o script comentado, com os principais pontos que usamos no desenvolvimento do Script:

Exch

Boas práticas de segurança da informação recomendam criptografar o arquivo que contém a senha.

Tip: Criar uma GPO ou uma Task usando o Task Scheduler do proprio Windows Server e programar o melhor dia e horário para gerar o relatório das mailboxes.

 

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como obter de forma automatizada um relátorio do tamanho das mailboxes do Microsoft Exchange Server 2010  usando o Windows PowerShell que antes era realizado de forma manual e repetitiva, aumentando a produtividade da equipe de service desk/operações.

 

 

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura.
Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin.
Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services.
Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

Veja também!

Quick TIP – Descubra se o Windows Server está com o Reboot pendente

Essa dica é muito útil para quando precisamos descobrir se o Windows Server precisa ser …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!