terça-feira, novembro 21, 2017
Breaking News
Home » Artigos » O que é LUN (Logical Unit Number)

O que é LUN (Logical Unit Number)

Um LUN é uma Logical Unit Number. Ele pode ser usado para se referir a um disco físico inteiro, ou um subconjunto de um maior volume de disco físico ou disco. O volume de disco ou disco físico pode ser um disco inteiro único, uma partição (subconjunto) de um único disco, ou volume de disco de um controlador RAID disco compreendendo várias unidades agregadas para maior capacidade e redundância. LUNs representam uma abstração lógica ou, se você preferir, camada de virtualização entre o dispositivo de disco físico / volume e as aplicações.

O termo virtualização tem sido usado para significar muitas coisas diferentes, assim, a polícia de virtualização pode ou não concordar com um LUN sendo uma camada de virtualização. Um LUN pode ser usado para apresentar uma imagem maior ou menor do armazenamento de disco para o servidor. Por exemplo, se você particionar um disco em pedaços menores para a sua aplicação ou as necessidades do sistema (talvez o sistema operacional do servidor tenha um disco limitado de tamanho fixo), os sub-segmentos que compartilham um comum endereço SCSI ID alvo com cada partição ser um LUN único.

 Lun

Outro exemplo seria com um controlador RAID, onde várias unidades de disco são espelhados (RAID-1) ou despojado com paridade (RAID-5) em conjunto para criar um volume maior de disco físico. Um LUN seria usado para representar os dispositivos de disco virtual composta pelos discos do grupo RAID. Assim, como se vê, pode não ser necessário para criar um LUN de usar um dispositivo de disco. Por exemplo, se você está simplesmente anexando várias JBOD (Just a Bunch Of Disco) discos para um servidor através de SCSI, USB, Fiber Channel, ou o que você preferir como interface. Se você estiver usando um disco SCSI e você não tem sub-dividisão em partições diferentes, o dispositivo iria aparecer com um alvo único ID SCSI e LUN padrão. Note que você vai querer ter certeza de que os dispositivos são devidamente tratados para evitar conflitos. Então, quando se trata de decidir se deve ou não você precisa de um LUN, você tem que se perguntar que tipo de armazenamento que você tem, como ele está configurado e como você vai usá-lo. O mais provável, a menos que você está usando JBOD ou um dispositivo único disco, você estará usando LUNs como uma camada de abstração para acessar o seu armazenamento.

 

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Solarwinds – Criando um alerta de alta ou baixa utilização de porcentagem de transmissão de uma interface

Neste artigo iremos documentar o passo a passo para criar um alerta de alta utilização de uma interface no sistema de monitoramento Solarwinds Orion

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!