sexta-feira, novembro 24, 2017
Breaking News
Home » Artigos » O que é e como desativar o SuperFetch?

O que é e como desativar o SuperFetch?

Um serviço que trouxe grandes melhorias de desempenho para o sistema Windows. O Windows SuperFetch é um sistema de gerenciamento do Windows Vista que permite abrir os aplicativos mais rapidamente do que em computadores com o Windows XP. Ele monitora os aplicativos mais acessados pelo usuário e os armazena na memória do sistema para quando você precisar.

Diferentemente do Windows XP, o Windows Vista e Seven utiliza o tempo ocioso do computador para executar algumas tarefas de sistema, como indexação, desfragmentação de disco e varreduras de antivírus. Isso evita que o sistema perca desempenho enquanto você usa o computador.

Ou seja, enquanto você sai para tomar um cafezinho, o sistema faz uma faxina no computador automaticamente. Além disso, o Windows Vista também executa tarefas em segundo plano, mas com uma prioridade mais baixa do que o normal para não atrapalhar seu trabalho.

Como desativar

Apesar de ser uma ferramenta muito útil que trouxe grandes melhorias para o desempenho do sistema, algumas pessoas preferem desabilitar o SuperFetch, pois essa tecnologia exige um computador com pelo menos 1 GB de Memória RAM para funcionar corretamente. Se você não possui essa configuração, siga as instruções abaixo para desativar o serviço:

No Windows Vista, abra o menu iniciar, digite services.msc e pressione a tecla ENTER.

Procure pelo serviço através do menu iniciar.

Ao abrir a janela “Serviços”, procure pelo nome Superfetch no painel à direita e clique duas vezes com o mouse para abrir a janela de configuração.

Procure pelo Superfetch no painel de Serviços.

Na janela seguinte, localize o campo “Tipo de inicialização” na aba Geral. Selecione a opção “Desativado” e, em seguida, clique no botão “Parar”, localizado mais abaixo. Clique no botão “OK” para salvar as alterações.

Três passos para desativar e parar o serviço do Windows Vista.

 

 

Configurando o cache

Alternativamente, você pode conectar mídias removíveis ao computador e utilizar o ReadyBoost, saiba mais sobre ele nesse artigo. Além disso, é possível configurar o SuperFetch para escolher quais itens ficarão no cache do sistema. Para isso, abra o menu iniciar, digite regedit e pressione ENTER para abrir o Editor de Registro do Windows.

Procure pela chaveHKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession ManagerMemory ManagementPrefetchParameters. Clique duas vezes com mouse na opção EnablePrefetcher, localizado no painel à direita, e altere os valores.

Altere as configurações pelo editor de registro do Windows e ganhe performance.

  • Para desabilitar o caching, altere o valor para 0 (ZERO).
  • Para deixar apenas os aplicativos em cache: 1
  • Para deixar apenas os arquivos de boot em cache: 2
  • Para deixar tudo em cache: 3 (valor padrão)

Fico por aqui. Até a próxima!

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Corrijindo o problema de sincronização do relógio em computadores com dual boot

Neste artigo abordamos a solução de computadores dual boot onde se perde a data e a hora

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!