domingo, setembro 24, 2017
Home » Artigos » Instalando o Group Policy Management Console Sample Scripts no Windows Server 2008/2008R2/2012

Instalando o Group Policy Management Console Sample Scripts no Windows Server 2008/2008R2/2012

Neste Tutorial vamos mostrar como instalar o Group Policy Management Console Sample Scripts no  Windows Server 2008 R2 que permite ao administrador do Active Directory o gerenciamento e automação das tarefas referentes a GPO.

Solução

No Windows Server 2003 era nativo, agora esses scripts não são mais empacotados com o console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo do Windows Server 2008/2008R2/2012R2.

O primeiro passo é baixar o GPMC Sample Scripts do seguinte link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=14536 , clique em download

GPOI

Instalando o GPMC Sample Scripts

O processo de instalação é simples. Após baixar, vamos executar o mesmo, a mensagem abaixo será mostrada, vamos clicar em Next

.GPOII

Selecione I Agree e clique em Next.

GPOIII

 

Selecione uma das opções e clique em Next.

gpoIV

Clique em Next para confirmar a instalação.

GPOV

Clique mais uma vez em Next.

GPOVI

Esta tela informa que a instalação foi completada com sucesso, apenas clique em Close.

GPOVII

Utilizando os scripts de exemplo (sample scripts).

Iremos demonstrar apenas 3 tarefas para mostrar o quão útil são esses scripts prontos, facilitando a vida do Administrador  do AD e aumentando a sua produtividade.

Cenário 1 – Iremos procurar por GPO’s com nomes duplicados, neste exemplo não foi encontrada nenhuma GPO com nome duplicado.

GPODuplicate

Cenário 2 – Iremos deletar uma GPO, neste exemplo foi deletado a GPO Zona de Sites Confiáveis.GPODeleteGpo

Cenário 3 – Iremos procurar por GPO’s onde o campo Security Filtering esteja em branco, neste exemplo foi encontrada 7 GPO’s.

GPOSecurityFiltering

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo segue a relação de todos os scripts que estão disponíveis na pasta C:\Program Files (x86)\Microsoft Group Policy\GPMC Sample Scripts

GPOAll

NOTA: Este procedimento também funciona no Windows Server 2012R2.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como podemos fazer uso destes scripts no gerenciamento das GPO’s e automatizar o processo que antes era realizado de forma manual e repetitiva. Este procedimento pode ser utilizado em várias situações facilitando assim a vida do ITPro, esperamos que essa dica seja útil e incentive a todos a implementá-la.

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura. Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin. Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services. Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

Veja também!

Logo Powershell

Gerando report de GPOs do domínio com GPOReport

Neste artigo veremos como ter um report de todas GPOs de um domínio pode vir muito a calhar para se termos histórico das GPOs, para exportarmos as configurações ou até mesmo para trabalhos de Hardening. Com dois simples comandos podemos obtê-los.

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!