Artigos

Feixe de laser quebra recordes e transmite 26 terabits por segundo

69 views
Nenhum comentário
0
(0)


Pesquisadores na Alemanha quebraram o recorde de transferência mais rápida de dados através de um só cabo de fibra ótica: 26 terabits por segundo, ou 700 DVDs em apenas um segundo.

O feixe de laser destruidor de recordes foi criado por Wolfgang Freude e outros pesquisadores do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha. O recorde anterior de transferência de dados já era de 109 terabits por segundo – mas naquele caso, o laser usava sete “núcleos para guiar a luz”. Este sistema, no entanto, usa apenas um núcleo:

Usando um laser com impulsos curtos – tais impulsos contendo cerca de 325 cores diferentes de luz, cada uma levando sua própria parte da informação – Freude e seus colegas conseguiram enviar a informação por 50km de fibra ótica e extrair as diferentes cores usando uma transformação rápida de Fourier, um algoritmo que pode extrair as diferentes cores de um feixe baseado no número de vezes que chegam as diferentes partes do feixe. A equipe de Freude consegue fazer isto de maneira ótica, em vez de matemática, dividindo o feixe que chega em várias partes que chegam em momentos diferentes.

Depois que todos os dados chegam ao destinatário, eles podem ser reunidos, e voilà!
Freude é o primeiro a admitir que esta forma de transferência de dados provavelmente não estará disponível em massa por algum tempo. Mas ele também acredita que, à medida que heavy users como eu e você se tornam cada vez mais exigentes, a nova forma vai conseguir prosperar. [KIT via BBC via Geekosystem] do Gizmodo Brasil de felipeventura

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Secured By miniOrange