terça-feira, novembro 21, 2017
Breaking News
Home » Artigos » Como aumentar a vida útil da bateria de seu Notebook

Como aumentar a vida útil da bateria de seu Notebook

Veja dicas de como aumentar a vida útil da beteria de seu notebook

Baterias de Li-íon  (notebooks atuais) não causam efeito memória. (famoso vicio de bateria)

Somente as baterias de NiMn e NiCd têm efeito memória.

A vida útil de uma bateria de note varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro)

Uso intenso da bateria, por exemplo, executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga.

Nunca dê carga na bateria e retire do note pra guardar por muito tempo, ou seja, mais de 2 meses (quando voltar pra pegar e usar ela no laptop, corre o risco de ter perdido a capacidade de carga de antes).

Nunca descarregue totalmente a bateria do note e guarde também. A bateria guardada vai perder o restinho de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus – Não pega mais carga.

No entanto, uma bateria nunca deve perder totalmente sua carga. Senão você não consegue “ressuscitar” ela com o carregador (Adaptador AC).

Quando o Windows avisar que a bateria deve ser carregada, deixe ela chegar até 1% e só depois coloque o carregador ou então deixe finalizar as tarefas e ponha o carregador novamente.

Quando for usar o note, repare se a ultima vez que usou e desligou, ele estava com carga total + de 98% (usando Corrente Alternada – CA, ou seja, no carregador). Se sim, ligue o note no carregador e use normalmente. Se não, continue a usar na bateria e aguarde até que ela descarregue próximo de 1%.

NÃO FAÇA CARGA/DESCARGA DA BATERIA TODO DIA!!!! A não ser que seu trabalho induza a isso. Você estará reduzindo os ciclos de carga/descarga da bateria. A vida útil cai.

Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso.

Faça DESCARGA/CARGA na Bateria pelo menos 1 vez por semana.

Lembre-se ela é feita pra durar de 2 a 3 anos… (exclui-se os casos de uso intenso em ambientes externos. Nesse caso, usa-se uma bateria sobressalente)

Deu queda de energia de mais de 1 minuto?? Então retire o cabo de força do note e use NA BATERIA até esgotar próximo de 1%.

Ficar retirando e colocando a bateria do note pode causar desgastes no contato bateria/note. E com isso, ela poderá também ficar folgada futuramente na carcaça do note gerando mau contato entre as parte da bateria e o laptop.

Pode-se também seguir uma sistemática de uso assim:
– use a bateria do notebook até uns 20% sobrando de carga.
– retire a bateria do notebook e guarde na pasta com esta carga.
– vá usando o laptop apenas no carregador durante a semana.
– nos fins de semana ou na segunda-feira, coloque a bateria e use-a descarregando aqueles 20% que estavam guardados.
– Carregue novamente até dar 100% e depois descarregue atingindo dos 20%.
– guarde novamente a bateria na e volte a usar no adaptador AC durante a semana.
– vai repetindo o processo de semana em semana.

Ao final de 1 ano, sua bateria deverá ter completado apenas uns 50 ciclos de carga/descarga. Somando aí os trabalhos EXTERNOS com o note, você estará consumindo no mais ou menos uns 200 ciclos de carga/descarga em 1 ano.

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Solarwinds – Criando um alerta de alta ou baixa utilização de porcentagem de transmissão de uma interface

Neste artigo iremos documentar o passo a passo para criar um alerta de alta utilização de uma interface no sistema de monitoramento Solarwinds Orion

3 comentários

  1. Robson

    Mas ao fazer isso, retirar a bateria e utilizar apenas no AC vai expor meu HD a riscos de danos, pois se a energia elétrica falhar posso ter perda total do disco.

    • Aí vale o bom senso, Robson.
      Se tiver em um local onde possam ocorrer falhas de energia, compensa mesmo ficar na bateria.

      Vários locais, principalmente uso corporativo, contam com short-brakes, nobreaks, geradores e afins.. aí a dica permanece válida.

      Obrigado.

  2. Jardel

    Muito bom, valeu Diego pela dica estou sempre atento a novos posts aqui no site, abraço.

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!