quarta-feira, setembro 20, 2017
Home » Artigos » Artigo – O que é um banco de dados (iniciante)?

Artigo – O que é um banco de dados (iniciante)?

Introdução ao Banco de Dados

Aprenda a estrutura e os benefícios de um banco e fique familiarizado com as formas
de inserir e extrair os dados de um banco de dados

Objetivo:

Após a conclusão desta leitura, você conhecerá:

• A diferença entre um banco de dados e uma lista.
• Tabelas, campos, registros e chaves primárias.
• Quatro itens principais, chamados de objetos, contidos na maioria dos bancos de dados.

 

Você quer gerenciar números de vendas e de inventário? Registros de alunos de uma escola? Ou quem sabe a sua própria coleção de
DVDs, CDs e fitas de vídeo?
Um banco de dados pode ajudá-lo a inserir os dados com facilidade, encontrá-los com rapidez, usá-los para criar etiquetas ou malas-
diretas, bem como resumi-los em relatórios impressos ou online. esta leitura o ajudará a compreender os benefícios e a estrutura de um banco de dados.

Vantagens de utilizar um banco de dados

image

Um banco de dados é muito mais que apenas uma lista ou tabela.  Com um banco de dados, você realmente tem o comando de seus dados, pois ele permite recuperá-los, classificá-los, analisá-los, resumi-los, bem como relatar resultados em segundos. Ele pode combinar dados de vários arquivos para que você não precise mais inserir informações duas vezes e pode até mesmo tornar a entrada de dados mais eficiente e precisa.
Neste artigo, mostrarei alguns benefícios de um banco de dados e apresentaremos as suas partes mais importantes

image

Melhor que um conjunto de listas
Um benefício chave do BD (Banco de dados) é evitar as complicações geradas por diversas listas.
Digamos que você seja secretário(a) de uma grande sociedade de caminhada. Você possui uma lista de voluntários para reciclagem, uma lista de voluntários para festas em feriados, endereços para rótulos de panfletos, uma lista de associação e assim por diante.

Suponha que um membro da sociedade, que aparece em diversas listas, altere o seu email pela segunda vez este ano. Com apenas um conjunto de listas, você terá o cansativo trabalho de alterar essas informações em todos os locais em que elas aparecerem. Com um banco de dados bem estruturado, será necessário alterá-las apenas uma vez. O banco de dados cuida de todo o trabalho restante.
Se você apenas estiver trabalhando com aproximadamente 10 itens, provavelmente preferirá criar uma lista simples, talvez como uma planilha no Microsoft Excel ou uma lista com marcadores ou tabela no Microsoft Word.
Se os seus dados são mais complexos ou são alterados freqüentemente, um banco de dados oferece uma grande vantagem

Fazendo amizades com relações

Relações vinculam dados de tabelas individuais para aumentar as suas utilidades.

image O BD cria de dados relacionais, ou seja, os dados são armazenados em várias tabelas separadas de acordo com o assunto ou a tarefa, mas esses dados estão relacionados e podem ser reunidos da maneira que você especificar.

Mesmo que o banco de dados de uma sociedade possa armazenar informações de contato dos membros separadamente das suas listas de voluntários para reciclagem ou de dados para planejamento de feriados, ele também poderá extrair todas essas informações em conjunto sempre que você precisar.
Portanto, é possível imprimir rapidamente uma lista das pessoas que se candidataram como voluntários para reciclar papéis no sábado, incluindo seus endereços e números de telefone atualizados.

Os dois conjuntos de dados são relacionais, ou seja, as informações em um conjunto de dados (como o nome de Nancy Davolio na lista de reciclagem) estão associadas às informações, ou as “conhecem”, no outro conjunto de dados (informações de contato de Nancy Davolio).
Para aproveitar ao máximo o seu banco de dados, convém configurar as tabelas de dados para refletir as tarefas e os assuntos associados aos seus dados.

Ao planejar o banco de dados, leve em consideração os cenários nos quais os dados serão inseridos, pesquisados ou reportados pelas pessoas. Uma simples precaução pode ser um grande empreendimento .

Espero que tenha sido útil esta leitura, e até a próxima

.

Material Usado: Office.com e Apostila completa de Access 2003/2007 de Cleidson Rodrigo de Moraes Fernandes

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte Atua como coordenador de NOC, toca um violãozinho nas horas vagas e tenta eternamente entender o que o fez escolher TI

Veja também!

Logo Powershell

Convertendo Powershell Scripts em Executáveis (ps1 para exe)

Olá, Pessoal A dica de hoje pode facilitar a vida de quem deseja automatizar tarefas …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!