domingo, setembro 24, 2017
Home » Artigos » Active Directory – Como criar uma consulta salva (Saved queries)

Active Directory – Como criar uma consulta salva (Saved queries)

Neste Tutorial vamos mostrar como criar uma consulta salva para exibir computadores com sistema operacional Windows 8/8.1 através do Active Directory Users and Computers (ADUC).

 

Solução


Abra o ADUC através do Start Run e digite dsa.msc, clique com o botão direito em consultas salvas, selecione Novo>Consulta

  image 

Dê um nome para a nova consulta e clique em Definir consulta

 image

No campo Localizar, selecione pesquisa personalizada, clique no campo e selecione Computador e depois selecione Sistema Operacional

 image

Clique em Adicionar

image

Clique em OK

image

Clique novamente em OK

 image

Agora é só clicar na consulta salva do Win8 que o AD irá mostrar somente os computadores com S.O. Windows 8/8.1.

 image

Para validar, selecione um dos computadores e nas propriedades da conta de computador, vá até a  Aba Operating System para verificar que é o Windows 8.1 Pro.

image 

Conclusão


Podemos utilizar as Consultas Salvas (Saved Queries) para criar vários tipos de consultas tanto para computadores como para usuários e com isso diminuir o tempo de pesquisa para saber quantas versões do windows temos instalado no ambiente de TI. Este procedimento pode ser utilizado em várias situações facilitando assim a vida do ITPro.

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura. Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin. Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services. Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

Veja também!

Dica – ADinfo – Ferramente para rápidos relatórios de AD

Saudações a todos. Segue uma dica que certamente pode vir a calhar nos momentos de …

Este artigo lhe foi útil? comente e ajude outros acrescentando seu ponto de vista!